Brasil

Retratos Fantasmas é o filme brasileiro indicado ao Oscar 2024

Published

on

O filme Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para representar o Brasil na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2024. O longa concorria com outros cinco filmes nacionais, entre 28 inscritos.

Retratos Fantasmas é um filme que retrata o centro do Recife como um personagem, mostrando os antigos cinemas que marcaram a história da cidade. É a segunda vez que o diretor Kleber Mendonça Filho tem um filme indicado ao Oscar, depois de O Som ao Redor, em 2013. Ele também é o autor de Bacurau e Aquarius.

A indicação brasileira não garante uma vaga na lista final do Oscar, que será divulgada no dia 23 de janeiro de 2024. Antes disso, haverá uma pré-seleção, que será anunciada no dia 21 de dezembro. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 10 de março de 2024.

O Brasil nunca ganhou o Oscar de melhor filme internacional, apesar de ter concorrido seis vezes. O último filme brasileiro a ser indicado nessa categoria foi Central do Brasil, em 1999. Em 2020, o documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, foi indicado ao Oscar de melhor documentário em longa metragem.

EM ALTA

Sair da versão mobile