Regional

Católicos de 35 municípios festejam Imaculada Conceição

Published

on

Encerramento festa religiosa dedicada a Imaculada Conceição, em Várzea da Conceição, na zona rural de Cedro FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Iguatu Fé e tradição se mantém no Interior do Ceará, no dia dedicado à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, 8 de dezembro. Ontem, milhares de católicos comemoraram com fervor os festejos dedicados à santa padroeira de 35 municípios cearenses. Além das paróquias, centenas de capelas festejam a santa, que é Maria, mãe de Jesus, com o título de Imaculada Conceição. No encerramento dos festejos religiosos, houve procissão e missa.

Um exemplo de religiosidade popular e tradição mariana ocorre no distrito de Várzea da Conceição, zona rural de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará. Há 135 anos católicos festejam novenário e participam de procissão. “É uma festa por natureza mariana, de devoção fervorosa”, disse o padre Francisco Erasmo Bezerra de Almeida.

Dezenas de participantes pagam promessa, usam vestes brancas, caminham descalços sobre a terra quente, acompanhando o andor com a santa padroeira. “É um momento de renovar preces e agradecer”, disse uma das organizadoras dos festejos religiosos, Fátima Camilo.

O novenário começou no último dia 28 e encerrou-se no fim da manhã desta segunda-feira (8), com procissão e queima de fogos. O prefeito de Cedro, Nilson Diniz, destacou a participação elevada dos católicos oriundos de 18 comunidades rurais e de outras cidades da região.

As paróquias do Interior programaram missas, procissões e adoração ao Santíssimo Sacramento para a data, que celebra o dogma católico da isenção do pecado original dado a Maria, que concebeu Jesus por graça do Espírito Santo.

No Ceará, 35 municípios têm Nossa Senhora da Imaculada Conceição como padroeira: Acaraú, Amontada, Aracoiaba, Bela Cruz, Cascavel, Deputado Irapuam Pinheiro, Farias Brito, Granjeiro, Guaramiranga, Hidrolândia, Iracema, Ipaumirim, Ipueiras, Itapiúna, Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Madalena, Martinópole, Mauriti, Meruoca, Milhã, Moraújo, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Pentecoste, Pindoretama, Porteiras, Potiretama, Quixeré, Redenção, Sobral, Tururu e Quiterianópolis. Ontem, foi feriado em todos esses centros urbanos.

Além dessas paróquias, centenas de capelas em todas as regiões do Estado, nas cidades e nos distritos, festejam Imaculada Conceição. Em Sobral, um dos maiores centros urbanos do Interior, na região Norte, às 17 horas houve missa e em seguida procissão com o andor da santa. Os festejos foram coordenados pelo vigário paroquial, padre João Vasconcelos.

 

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile