Brasil
Reforma política quer acabar com a reeleição
[caption id="attachment_8095" align="alignleft" width="600"]
(Foto:Reprodução)[/caption]Grupo de trabalho da Câmara conclui propostas proibindo o mecanismo a partir das eleições de 2018

(Foto:Reprodução)
Instituída em 1997, a possibilidade de exercer dois mandatos consecutivos de presidente da República, governadores e prefeitos poderá ser extinta a partir das eleições de 2018.
O Grupo de Trabalho da Câmara concluiu ontem a proposta de reforma política extinguindo a reeleição. A bancada no PT foi contra a mudança e deverá apresentar emenda quando a proposta for à votação, sugerindo que a proibição valha apenas para cidades com até 200 mil habitantes.
O tempo de mandato não muda: permanece em quatro anos. A tentativa de ampliá-lo para cinco anos foi derrubada.
A emenda da reeleição foi aprovada durante o governo Fernando Henrique Cardoso e até hoje gera polêmica por causa da denúncia de compra de votos para aprová-la.
Mudanças
Tentativa de respostas às manifestações de junho, a proposta de reforma política é abrangente, mas não conseguiu avançar para o financiamento público das campanhas.
Os deputados acertaram, por exemplo, o fim do voto obrigatório, a criação de um sistema distrital para as eleições de deputados federais, com a divisão dos Estados em regiões, e a redução de assinaturas para a criação de novos partidos.
As mudanças foram transformadas em PEC (Proposta de Emenda à Constituição). A proposta será submetida à análise de uma comissão especial. Depois, o texto segue para votação em dois turnos nos plenários da Câmara e do Senado.
Fonte: Uol Notícias
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

