Política
Refinaria Premium II do Ceará pode ser investigada em CPI

A desistência da implantação Refinaria Premium II, no Ceará, pode ser um dos temas abordados na Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras, que será instalada, na próxima quinta-feira (26), na Câmara Federal. O assunto poderá ser levantado, caso um parlamentar cearense venha a participar da comissão. Os partidos terão até as 12 horas da quinta, para indicarem os 27 membros. A CPI terá duração de 120 dias, podendo prorrogada por mais 60.

A desistência da implantação Refinaria Premium II, no Ceará, pode ser um dos temas abordados na Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras, que será instalada, na próxima quinta-feira (26), na Câmara Federal. O assunto poderá ser levantado, caso um parlamentar cearense venha a participar da comissão. Os partidos terão até as 12 horas da quinta, para indicarem os 27 membros. A CPI terá duração de 120 dias, podendo prorrogada por mais 60.
“Nós temos obrigação de saber o descaso da Petrobras com todos os cearenses, com a decisão de suspender os investimentos da refinaria”, disse o deputado Danilo Forte (PMDB), destacando que, se tiver oportunidade de participar da Comissão, será um dos principais temas que levará para o plenário, haja vista o potencial econômico que o equipamento era para o Estado. “É preciso colocar o caso no Ceará, não como mais um desvio de dinheiro, mas os investimentos que poderiam fomentar a economia do Estado e do País”, ponderou justificando que, nos últimos dez anos, o Brasil teve um déficit na balança comercial de importação e exportação dos derivados de petróleo de mais de R$ 40 bilhões, o que, segundo pontua, por si só justifica os investimentos.
Articulações
Diferentemente do PSDB que já elegeu seus representantes [Carlos Sampaio (SP), Antônio Imbassahy (BA) e Izalci (DF)], o PMDB e PT ainda articulam os nomes. Amanhã, de acordo com Danilo Fortes, o PMDB realizará uma reunião da bancada, para decidir os três titulares e suplentes. Segundo o parlamentar, o partido entrará na briga para que indique ou um nome para a presidência ou relator da comissão. Representantes do Partido dos Trabalhadores também não abre mão de ocupar os melhores cargos. “O PMDB é o maior partido dentro do maior bloco que há na Câmara dos Deputados e pode indicar o presidente e acordar a indicação do relator”, disse.
Prioridade
Na linha de prioridade para o PMDB, Danilo aponta que o cargo de relator é mais importante do que o da presidência. Para a vaga, o partido defende a indicação do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), que foi o relator da CPI do mensalão.
Fonte: O Estado CE
-
Iguatu7 dias atrásIguatu recebeu secretário da SDA para assinatura de ordens de serviço de sistemas de abastecimento de água
-
Brasil7 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará7 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias7 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Curiosidades5 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
