Noticias
Reclamações sobre os serviços da Enel Ceará têm se multiplicado, não apenas no Ceará

As reclamações sobre os serviços prestados pela Enel Ceará têm se multiplicado, não apenas no Estado, mas também em outros locais onde a empresa atua no Brasil. Recentemente, houve um novo desdobramento — desta vez mais incisivo — com a abertura de um processo disciplinar contra a concessionária italiana por “transgressões reiteradas” em São Paulo, ocorrida na última segunda-feira (1º).
O imbróglio envolvendo a distribuidora decorre de uma determinação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, direcionada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essa determinação ameaça com um “processo de caducidade” da concessão da Enel em São Paulo, o que significa que a empresa pode perder o direito de operar no Estado, levando ao fim do contrato da concessionária no País.
O ministro declarou: “A Enel demonstra, de forma reiterada, que é uma empresa que está despreparada para prestar o serviço”.
Essa percepção não é exclusiva de São Paulo. Rio de Janeiro e Ceará, os outros dois estados onde a Enel atua no Brasil, também acumulam críticas contra a concessionária. No Ceará, as reclamações chegaram a ser tema de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exclusiva na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Em agosto de 2023, os deputados estaduais instauraram a CPI da Enel com o objetivo de verificar a qualidade do serviço da distribuidora no Estado, que opera desde 2016 e se destaca pelas inúmeras reclamações dos consumidores.
Um levantamento realizado a pedido do Diário do Nordeste pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelou que a distribuidora acumulou R$ 85,77 milhões em multas aplicadas por diferentes problemas nos últimos seis anos.
Em nota, a Enel Ceará informou que continua trabalhando na melhoria da qualidade do fornecimento e na modernização do sistema elétrico de distribuição no Ceará.
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Noticias1 semana atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias1 semana atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população
-
Noticias1 semana atrás
Caminhão tomba e bloqueia trecho da BR-226, em Pedra Branca, no interior do Ceará
-
Iguatu1 semana atrás
Ministério Público Eleitoral pede fim de acusação contra Ilo Neto por falta de provas