Mundo

Ramsey Lewis, mestre do jazz, morre aos 87 anos

Published

on

Ramsey Lewis, famoso pianista de jazz que fez uma fusão pop na década de 1960 que o transformou em um inesperado autor de sucessos, morreu na segunda-feira aos 87 anos. A esposa do músico, vencedor de três Grammy, informou que ele morreu “em paz em sua casa em Chicago”.

Ramsey Emmanuel Lewis Junior, nascido em 27 de maio de 1935, em Chicago, Illinois, aprendeu música na igreja, onde o pai, fã de jazz, era diretor do coral. Em 1956 Lewis lançou o álbum de estreia com seu trio, que incluía o baixista Eldee Young e o percussionista Redd Holt.

Os três se tornaram famosos nos círculos de jazz. Em 1965, Lewis virou uma sensação do dia para a noite com o inesperado sucesso “The ‘In’ Crowd”, uma versão instrumental da popular canção de Dobie Gray para a Motown.

A canção entrou para a lista de sucessos da Billboard, algo raro para uma música de jazz em uma época dominada pelo rock, pop e R&B.
Dois singles do trio tiveram sucessos similares, versões de “Hang On Sloopy” do McCoys e “A Hard Day’s Night” dos The Beatles.

Lewis gravou quase 80 álbuns e recebeu o maior prêmio do Fundo Nacional para as Artes dos Estados Unidos em 2007.

Fonte: OPovo

 

EM ALTA

Sair da versão mobile