Ceará

Rádios AM do Ceará migram para o FM

Published

on

Mesmo com advento de novas tecnologias na comunicação, o Rádio e a Televisão continuam tendo papel de protagonistas ao levar informação à sociedade. Para discutir esse, entre outros temas pertinentes a radiodifusão, Fortaleza recebe mais uma edição do Congresso Fala Norte e Nordeste, realizado pela Associação Cearense Emissoras Rádio e Televisão (Acert).

O evento, com o tema “Inteligência Criativa Para a Geração de Negócios da Comunicação”, iniciou ontem e segue até dia 6 deste mês, na Fábrica de Negócios, na Praia de Iracema. Os participantes e entidades participantes poderão conferir palestras, workshops, painéis, debates, feira de negócios, além da Mostra que contempla o Prêmio Aboio de Comunicação.

O evento contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab e do governador do Estado, Camilo Santana, entre outras autoridades, que assinaram o contrato de migração das Rádios AM para FM, ganhando mais qualidade e adaptando ao sinal digital. A medida vai impactar mais de 80% das rádios AM no Ceará.

Ainda durante a solenidade de abertura, a Associação Cearense lançou o Guia Acert de rádio e TV, que terá distribuição gratuita durante o evento e no site www.Acert.Com.Br.

Homenagem

Na oportunidade, as rádios cearenses que completaram 50 e 60 anos foram homenageadas pelos serviços prestados ao Ceará. Entre elas, a Rádio Verdes Mares AM, Verdinha, emissora que pertence ao Sistema Verdes Mares e completa 60 anos de informação e entretenimento ao público cearense. “A Rádio Verdes Mares, a Verdinha, completa 60 anos e continuará sempre próxima do povo, valorizando a cultura cearense. Com programas que informam e oferecem entretenimento à população, ou seja, fiel ao seu slogan inicial: do povo para o povo e como o povo gosta. E agora, com a migração para FM, a rádio transmitirá uma sinal ainda com mais qualidade para os cearenses”, afirma Edson Queiroz Neto, superintendente do Sistema Verdes Mares.

Edson Queiroz Neto ressalta ainda, a importância de eventos como o Fala Norte Nordeste para o mercado das radiodifusoras. “Vemos aqui as novidades da área e a troca de experiências para melhoria do nosso trabalho. O Sistema Verdes Mares sempre apoiará eventos como este, dando a importância que o setor de radiodifusão merece”, complementa.

Já o ministro Gilberto Kassab aponta que as novas iniciativas no setor trarão mais qualidade de som ao ouvinte. “Aqueles que são donos de rádio, empreendedores, terão um custo mais baixo da manutenção, e por isso, poderão investir mais em contratação e na qualidade dos programas. É um momento bom para a radiodifusão no País. O Ceará, agora, entra numa nova etapa assim como já aconteceu em outros estados do Brasil”, frisa.

A presidente da Acert, Carmem Lúcia Dummar, também destaca o empenho da classe e o espaço para debater e trocar conhecimento. “Nosso setor, apesar da crise, vem se reinventando e investindo bastante em melhorias. A migração da AM para FM é uma prova disso. O mesmo processo acontece na televisão, onde em breve também terá um sinal 100% digital”, afirma.

O governador do Estado Camilo Santana disse que a mudança é um momento muito importante para a radiodifusão, com modernização e melhoria da qualidade do sinal transmitido.

Fonte: DN Online

EM ALTA

Sair da versão mobile