AssuntosNet

Quase 30% do eleitorado brasileiro não tem ensino fundamental

Published

on

Dos mais de 144 milhões de eleitores aptos a irem às urnas no próximo dia 2 de outubro para eleger vereadores e prefeitos, 41,1 milhões (28,5%) informaram à Justiça Eleitoral que não completaram o ensino fundamental, que compreende as séries do 1º ao 9º ano. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27,39 milhões de eleitores (19%) completaram o ensino médio, enquanto 27,38 milhões disseram não ter concluído essa etapa. De acordo com o TSE, 15,4 milhões de eleitores (10,7%) leem e escrevem; 10,1 milhões (7%) terminaram o ensino fundamental; 9,5 milhões (6,6%) têm diploma de ensino superior e 5,9 milhões (4,1%) iniciaram, mas não concluíram o curso universitário. Do total de eleitores, 6,9 milhões disseram-se analfabetos e 90 mil não informaram o grau de instrução. Na comparação com o total de eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2012, o Brasil registrou crescimento de 3,96%, passando de 138,5 milhões para 144 milhões eleitores”.

Temer infla total de refugiados aceitos no Brasil

O presidente Michel Temer inflou ontem os números de refugiados aceitos no Brasil. Na ONU, Temer disse que 85 mil haitianos foram recebidos no País depois do terremoto de 2010. A ONU, que exclui os haitianos, considera 8,7 mil refugiados no País.

Deputados tentam aprovar anistia a caixa 2 em eleições

Projeto que exime de pena quem praticou contabilidade paralela seria votado ontem, mas mesa diretora teve de recuar. Em uma tentativa de beneficiar investigados na Lava Jato, deputados tentaram aprovar ontem proposta para anistiar caixa 2 em campanhas eleitorais. Foi incluído na pauta, de última hora, um requerimento que daria regime de urgência a projeto de 2007 com emenda eximindo de penas os que praticarem a contabilidade paralela até a data da aprovação da nova lei. Em reunião com parlamentares, à tarde, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que exerce interinamente a Presidência da República, havia dado aval ao tema.

Facções atuam no Ceará

Relatório do Ministério Público do Ceará (MPCE) identificou três facções criminosas que atuaram dentro dos presídios cearenses durante a crise do sistema penitenciário. O documento é resultado da apuração de responsabilidade sobre as rebeliões nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no último dia 21 de maio. O episódio deixou 14 detentos mortos, e o Governo do Ceará teve um prejuízo de R$ 12 milhões devido à depredação das penitenciárias. Agentes penitenciários do comando de greve foram identificados e devem ser denunciados na semana que vem.

Carne poderá ter novo aumento

O preço do quilo da carne pode ter novo aumento antes do fim de outubro. Admite o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes do Ceará (SindiCarnes), Francisco Everton, explicando que o período da entressafra prossegue e que em Estados fornecedores para o Ceará, como Tocantins, há problemas de produção. O Ceará importa 95% da carne de um consumo hoje na faixa de 1,6 toneladas/mês. Vem carne também de Goiás e do Pará.

Carreata com Lula

O ex-presidente Lula está sendo anunciado pela coligação do PDT para carreata nesta quarta-feira em Iguatu. Além de Lula, o ato contará com outras lideranças do estado e que apoiam a candidatura de Edinaldo Lavor.

Famílias lutam por remédios

Entidades se mobilizam em torno de julgamento no STF que decidirá se governo deve arcar com custos de remédios não fornecidos pelo SUS.

ASSUNTOSNET- Terça-feira (20) de Setembro, 2016. Acesse e opine sobre a reprodução das sinopses, com noticias da imprensa e blogs, e comentários do colaborador Silvani Soares. Boa Leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile