Brasil

Quarta-feira de Cinzas marca início da Quaresma; entenda significado do período

Published

on

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma. Para os católicos, começa a preparação para a Semana Santa. Além disso, a data é reconhecida pela Igreja como um período de reflexão e devoção marcado por ” silêncio, oração, penitência e caridade”.

Quarta-feira de Cinzas significado
A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dos 40 dias da Quaresma, e representa um apelo à conversão. Com a imposição das Cinzas, inicia-se um período propício para a interioridade dos cristãos que desejam se preparar para viver o Mistério Pascal – a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

“Iniciamos a quaresma com a missa de cinzas para lembrar a humanidade que todos nós devemos nos converter e crer no evangelho. Temos que lembrar da simplicidade e que do pó viemos e para o pó voltaremos”, explica o padre Jorge Alves Filho pároco da Paróquia Santa Clara de Assis, nos bairro Buritis e Estoril, região Oeste de Belo Horizonte.

Tradicionalmente, católicos fazem penitência durante a quaresma, como forma de reflexão. O ato de não comer carne neste dia ou em algumas sextas-feiras e até mesmo durante toda a quaresma, significa recordar o Cristo que foi crucificado. “Uma penitência para lembrar que ele deu a vida para nos salvar”.

O que significa a Quaresma?
Segundo o padre, a quaresma representa para os católicos um período de maior penitência e oração. “Recordamos o Cristo que passou 40 dias e 40 dias no deserto para sua missão. Recordamos a missão do Cristo que veio nos salvar”, ressalta.

Ainda de acordo com ele, nessa época os cristãos buscam na quaresma a confissão e reavivar a prática da caridade. “Esse é um período de intensidade nas orações e reflexão na palavra de Deus. Esses dias da quaresma nos prepara para a Semana Santa e para a Páscoa do Senhor”, explica.

Quando termina a Quaresma?
O período da Quaresma dura 44 dias e termina na Quinta-feira Santa, antes da Missa Lava-pés. Em 2022, a Quaresma termina no dia 14 de abril.

Abertura da Campanha da Fraternidade
Neste ano a Campanha da Fraternidade campanha fraternidade tem como tema a “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

“A ideia é fazer uma reflexão a partir da educação, não só nas instituições de educação, mas também a educação da família. Nesse período refletimos sobre o tema e, principalmente, nesta época em que tivemos uma pandemia e as crianças ficaram um ano e meio longe das escolas com aulas online. A educação ajuda a termos um mundo melhor”, conclui o pároco.

Durante a campanha são realizadas ações junto a instituições de educação que se abrem para discutir o tema.

O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a abertura da Campanha da Fraternidade 2022 nesta quarta-feira de cinzas (2/03), na Arquidiocese de Belo Horizonte, na Catedral Cristo Rei, às 19h30.

Fonte: O Tempo

EM ALTA

Sair da versão mobile