Política

PT nega 2º turno com Liliane e Guilherme deve ser confirmado presidente do PT Fortaleza

Published

on

Secretaria Nacional de Organização do Partido dos Trabalhadores (PT) expediu nesta quinta-feira, 12, parecer normativo sobre o segundo turno das eleições municipais da sigla em todo o País. Segundo o órgão, só podem disputar na nova etapa do pleito os dois candidatos mais votados durante o primeiro turno da eleição.

Ou seja, caso um dos dois nomes aptos para disputar segundo turno desista de participar do pleito, o outro será declarado vitorioso automaticamente. O caso se aplica a todas as eleições municipais do PT, inclusive a atualmente em curso em Fortaleza.

Confira a íntegra do documento expedido pelo PT Nacional

“Considerando o previsto no Art.40 do Estatuto havendo segundo turno no processo de eleições internas, em caso de desistência de um dos dois candidatos que disputam o segundo turno será declarado eleito a candidata ou candidato remanescente”, diz o documento, enviado nesta quinta-feira ao Ceará após questionamento do comando local do partido sobre o tema.

Com a confirmação, fica livre o caminho para a confirmação de Guilherme Sampaio como presidente do PT da Capital. Isso porque, desde o fim da primeira etapa da disputa, aliados de Raimundo Ângelo, o outro candidato no 2º turno, sinalizam que ele deverá deixar o pleito.

Protesto
Uma das lideranças do PT local, o deputado Acrísio Sena protestava contra a ausência de segundo turno na capital, defendendo que a terceira colocada do primeiro turno, Liliane Araújo, disputasse contra Guilherme caso Raimundinho de fato abandonasse o pleito.

“O fato de Raimundo retirar não elimina o segundo turno. Antecipadamente, portanto, dizer que Guilherme é presidente sem nem consultar Liliane está errado, no método e na política”, diz Acrísio. O parecer desta quinta, no entanto, acaba sendo “balde d’água fria” na tese do deputado.

Na prática, a decisão apenas ratifica o que é disposto no estatuto do PT Nacional. Segundo o parágrafo primeiro do artigo 40 do documento, “não haverá segundo turno no caso de desistência do primeiro ou do segundo colocado, devendo ser declarado eleito o candidato ou candidata remanescente”.

Definição
As lideranças que apoiam candidatura de Liliane Araújo para o PT da Capital irão se reunir na tarde desta quinta-feira, em Fortaleza, para definir posição do grupo sobre o tema. Até agora, a posição do grupo segue em reivindicar a realização de segundo turno entre ela e Guilherme Sampaio.

Fonte: O Povo

EM ALTA

Sair da versão mobile