O deputado federal mineiro Bonifácio Andrada (PSDB) propôs um projeto de lei que determina a transferência de votos de candidatos considerados inelegíveis mesmo antes do pleito para os seus respectivos partidos em eleições proporcionais. A atual regra só prevê a contabilidade de votos para a legenda se o candidato for julgado inapto após a disputa. Para especialista, a mudança é sutil, mas pode provocar impacto significativo, já que pode driblar a Lei da Ficha Limpa, criada para inibir as candidaturas de políticos com passado inidôneo. Hoje, o Código Eleitoral determina que o candidato considerado inelegível antes do pleito, mas que mesmo assim foi às urnas, tenha seus votos anulados. Já se o político for considerado inapto após a eleição, a escolha do eleitor vai para as legendas.

 

ASSUNTOSNET

Sejam bem-vindos a portal da “Mais Fm”, e acesse nossa coluna nesta  Segunda-feira  ,24 de novembro 2014. Informações atualizadas e opiniões  de responsabilidade do colunista. Envie seu comentário. Nós agradecemos.

A corrupção se perpetua

Os governos Dilma e Lula vão pagar a conta da Operação Lava-Jato, que investiga a máfia que atua na Petrobras. Mas à medida que avança o processo fica claro que o assalto vem de longe. O lobista Fernando Baiano confessou na PF que faz negócios ilegais desde 2001. O gerente da estatal, Pedro Barusco, contou que recebe propina por negócios escusos desde 1996. Ambos faturam por lá desde os governos Fernando Henrique.

A regulação da mídia

Na avaliação do governo, a presidente Dilma fez uma campanha mais a esquerda e, por isso, terá que tomar a iniciativa de enviar uma proposta para iniciar um debate sobre a regulação da mídia. Mas seus integrantes acreditam que nada vai acontecer. Como a reforma política, esse é um tema que é muito difícil formar uma maioria.

Time escolhido pelo Planalto já prepara plano de ajuste fiscal

Será difícil, muito difícil, o segundo Governo da presidente Dilma. Para começar, há o desafio de colocar em ordem no ano que vem as contas públicas deterioradas O trio de escolhidos para a equipe econômica da presidente Dilma Rousseff, Joaquim Levy, Nelson Barbosa e Alexandre Toinbini. Já trabalha em medidas para dar “sustentabilidade fiscal” ao país. O ajuste “gradual e consistente” das contas públicas deve ser apresentado durante o anúncio dos novos nomes, previsto para quinta-feira.

Contribuinte pode pagar mais IR

Se a tabela progressiva não for reajustada, a mordida do leão deverá ser maior e atingir mais contribuintes O contribuinte poderá pagar mais Imposto de Renda (IR) em 2015 caso a tabela progressiva não seja reajustada. A Medida Provisória que corrigia o valor das faixas em 4,5% no próximo ano caducou no fim de agosto e, apesar das promessas, o governo ainda não enviou ao Congresso um novo texto propondo a atualização. O temor é que a mordida do Fisco fique maior e chegue ao bolso de mais brasileiros.

Anote aí

Do governador eleito Camilo Santana (PT): “Sou servidor público também. No meu governo, essa categoria será bem tratada!”

 PT é oposição na capital

Segundo Elmano, idéia é ampliar oposição na Capital. Ação complica vida de petistas mais próximos ao prefeito.  A posição complica a vida de lideranças do PT no plano estadual, alinhadas a Cid Gomes (Pros) e ao prefeito de Fortaleza. Isto porque, em 2016, teremos eleições municipais.

Bode expiatório

E aí, o vereador Antonio Carmo (PSC) alvo da polêmica licença de 121 dias , seria  mesmo o culpado pelo momento atual que enfrenta a Câmara Municipal? Ou bode expiatório oficial? 

Zona azul

Ao lado da  antiga teleceará  na Rua Floriano  Peixoto, um estacionamento opera com toda a liberdade. Não cobra  pelo serviço, mas quando for implantado o zona azul, muitos vão sentir a diferença. E com certeza, o município não vai perder receitas.

Seu Lunga

Milhares de pessoas deram o último adeus ao homem que se tornou um dos personagens mais populares do Brasil, principalmente da terra onde viveu a maior parte da sua vida, em Juazeiro do Norte. Joaquim Santos Rodrigues, ‘Seu Lunga’, como ficou conhecido nacionalmente, foi sepultado no final da tarde deste domingo (23), no cemitério do Socorro, em Juazeiro do Norte, sob os aplausos de uma multidão de cerca de 4 mil pessoas. Ele morreu aos 87 anos, vítima de uma parada cardíaca.

Humor

E tem gente fazendo humor. Ao chegar ao Céu, São  Pedro Perguntou-lhe- Lunga,  você morreu?  – ele disse; – não, vim passar o Natal.

FCF julga ADI

Nesta segunda-feira, a FCF julgará processo contra ADI.O resultado será determinante para o futuro do representante iguatuense na divisão estadual de futebol.