Iguatu

Projeto resgata História de Iguatu no Sec.XX pela vida e obra de Dr. Gouvêa

Published

on

A Fundação de Apoio ao Jovem de Iguatu, FAJI, entidade mantenedora da Rádio MaisFM Educativa 106.1Mhz desenvolve nesse ano de 2020 um projeto inovador na cidade, voltado para o resgate, divulgação e valorização da nossa história.
A iniciativa faz parte do segmento artístico, histórico e cultural da FAJI, em desenvolvimento para alcançar e envolver toda a sociedade, tendo ênfase na juventude de Iguatu.
O projeto “Dr. Gouvêa: 100 anos de História em Iguatu” promove uma série de ações culturais voltadas para fazer o resgate e divulgação da nossa História através de apresentações musicais, artigos para a mídia, palestras em escolas, passeios por locais históricos da cidade, matérias especiais para a Rádio MaisFM Educativa, documentário e livro sobre o médico humanista Dr. Manoel Carlos de Gouvêa.

Foto aérea de Iguatu, nos primeiros anos da segunda metade do Séc. XX. Imagem do Arquivo do IBGE, sem data.

A proposta é que anualmente a FAJI e a Rádio MaisFM Educativa realizem esse trabalho destacando personagens que contribuíram positivamente para nossa cidade, valorizando as conquistas dessas pessoas e buscando inspirar as novas gerações a trabalhar por uma cidade melhor.
“Iguatu é uma cidade rica de História, com personagens que merecem ser conhecidos e valorizados, também para fortalecer nossa identidade enquanto povo e para motivar a construir um futuro melhor a partir do conhecimento do nosso passado”, explica Jan Messias, coordenador do projeto.

Parcerias importantes para um grande projeto
O conjunto de ações, voltado para alcançar os mais diversos públicos de Iguatu inclui palestras, apresentações musicais regionais, matérias especiais em todas as mídias da Rádio MaisFM Educativa 106.1Mhz.
Ao longo desse ano as atividades celebram essa data marco da chegada de Dr. Gouvêa a Iguatu.
Entre os parceiros e apoiadores desse projeto já estão o Grupo Castelo Branco, com a Farmácia Castelo Branco, a CDL Iguatu e o Jornal A Praça.

Outras parcerias estão sendo firmadas para dar ao projeto o alcance e suporte para as atividades.

Homenagem ao médico que mudou Iguatu

Imagem recente do Hospital Santo Antônio dos Pobres, em Iguatu. Atualmente o prédio histórico abriga a secretaria de saúde do município.

Dr. Gouvêa: 100 anos de História em Iguatu se desenvolve em torno da memória do médico que transformou nossa cidade ao longo do século XX, tendo desdobramentos até o século XXI e deixando um legado ainda hoje visível e admirável no Bairro Santo Antônio, com o imponente Hospital Santo Antônio dos Pobres.
Chegando em Iguatu em 1 de setembro de 1920 acompanhado de sua esposa, a professora Maria Rosa Gouvêa, o jovem médico dedicou toda a sua vida no trabalho em prol da cidade e da região.
Sua principal e mais vistosa obra é o Hospital Santo Antônio dos Pobres, que por mais de 80 anos serviu às pessoas mais humildes de Iguatu e região e acabou por consolidar o bairro que leva o nome do santo, ao qual Dr. Gouvêa era profundamente devoto.
Foi prefeito de Iguatu em mais de uma ocasião, sendo reconhecido pela ética e retidão no trabalho com a coisa pública e ao morrer não deixou patrimônio além da casa de morada.
A obra do Hospital foi visitada e reconhecida pelo próprio Getúlio Vargas em visita a Iguatu, um fato marcante e único em nossa história.
Após 50 anos de muito trabalho em nossa cidade, Dr. Gouvêa partiu para o oriente eterno aos 6 dias de janeiro de 1970, deixando esse vasto legado histórico.

Imagem da edição mais recente da biografia de Dr. Manoel Carlos de Gouvêa, Dr. Gouvêa, escrita pela professora Aureny Bezerra. A segunda edição foi motivada pelo Professor José Hilton Montenegro


Além do seu próprio trabalho, o médico também trouxe a Iguatu outras pessoas que se tornariam também figuras importantes na nossa História, como o médico Humberto Gouvêa, que fez a primeira cirurgia cesariana na cidade e a partir de então reduziu drasticamente a morte de mulheres em trabalho de parto e após a morte de Dr. Gouvêa conduziu o hospital por mais tempo.
Dr. Edson Gouvêa, outra figura histórica de nossa cidade, com destaque para seu trabalho na educação, veio à nossa cidade por influência de Dr. Gouvêa.
O médico sergipano, nascido em Aracaju em 25 de dezembro de 1891, chegou a Iguatu e marcou a história de nossa cidade, daí a importância desse projeto, tanto para que não seja esquecido, quanto para que sirva de exemplo e inspiração para as novas gerações e os novos gestores.

EM ALTA

Sair da versão mobile