Ceará

Projeto para instalar ‘botão do pânico’ em ônibus de Fortaleza é aprovado

Published

on

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta quinta-feira (23) um projeto de lei para criar o “botão do panico” nos transportes coletivos do município. Caso seja sancionado, as empresas de transporte coletivo de Fortaleza deverão instalar um botão para que o motorista aciona em caso de algum risco de violência, como em tentativas de assalto.

As empresas também deverão instalar dispositivos GPS em todos os veículos da frota de transporte público, devendo a instalação ser preferencial nas linhas com maior índice de violência.

Segundo o vereador Célio Studart, autor do projeto de lei, o botão do pânico só deverá ser utilizado pelo motorista quando se constatar a ocorrência de algum crime, ato de violência ou irregularidade nos transportes coletivos. O controle deve ficar em local de fácil acionamento pelo motorista, porém não visível para terceiros.

“De acordo com dados do Sindiônibus, Fortaleza registra sete assaltos coletivos por dia, o que é um número bastante elevado e que exige políticas públicas efetivas a fim de combater a criminalidade”, ressaltou o vereador.

O botão do pânico já existe na cidade de Natal. Conforme o vereador, o botão chegou a reduzir a 33% o número de assaltos a coletivos no município.

Fonte: G1/CE

EM ALTA

Sair da versão mobile