Política
Projeto desobriga formação em autoescola para obter carteira de motorista
O Projeto de Lei torna facultativa a frequência em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Código de Trânsito Brasileiro.
“O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, explica o autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). Segundo ele, o objetivo da medida é tornar o processo de obtenção da CNH “menos burocrático e custoso”.
Conforme a proposta, para os exames escritos (legislação de trânsito e primeiros socorros), os órgãos de trânsito deverão oferecer material gratuito em seu sítio eletrônico, permitindo a auto-instrução.
Já para o exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito. Ele deverá possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos; e não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir, ou ter processo em andamento contra si para essas penalidades; e não ter sido condenado ou estar sendo processado por crime de trânsito.
O veículo utilizado na instrução deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Na Câmara, já tramita proposta que torna a formação em autoescola optativa para os candidatos a motorista (PL 3781/19). A proposta tramita em conjunto com mais de 200 outros projetos que alteram o Código de Trânsito (PL 8085/14 e apensados).
Fonte: Ceará Agora
-
Brasil7 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil7 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Mundo7 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Noticias6 dias atrásCeará registra 586 doações de córneas no primeiro semestre de 2026
-
Ceará6 dias atrásNovo aeroporto regional de Quixeramobim enfrenta possíveis entraves, diz secretário de Turismo
-
Educação6 dias atrásMais de 1,8 mil escolas do Ceará têm internet com velocidade inadequada
-
Iguatu3 dias atrásElmano aparece numericamente à frente de Ciro em nova pesquisa e consolida vantagem na espontânea
-
Brasil3 dias atrásSenado: Cid amplia liderança e segunda vaga fica embolada
