Iguatu

PROGRAMA MAIS DEBATES recebe entrevistados e falam sobre a Crise Hídrica, Situação do lixo e a comemoração do dia dos Comerciários

Published

on

O Açude  Roberto Costa( Trussu)  que  abastece o município de Iguatu, Acopiara e Quixelô, continua sendo alvo de debates  pelos  moradores da região por conta da situação  do  reservatório que hoje conta com   33,89%  totalizando 70.730 milhões de metros cúbicos. -A informação  é  do presidente da Federação de Entidades Comunitárias  Carlim Gomes  , que esteve no programa “Mais Debates”, neste sábado.

Segundo o dirigente, o assunto vem sendo debatido com frequência junto aos membros do Comitê das bacias e da Cogerh  com a preocupação em  evitar o desperdício e o  obter melhor aproveitamento  dos recursos hídricos,  sem penalizar o desenvolvimento sustentável  na região com atendimento à população para consumo. Reafirmou que é uma preocupação  de todos  e para isso vem mantendo contatos com as autoridades locais e  estaduais , principalmente a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, reforçando as solicitações com medidas  que possam reduzir prejuízos  diante da crise hídrica atual para que a vazão  atinja a 600 mililitros.- Carlim  Gomes aproveitou para lembrar de uma reunião que acontecerá dia 29  ás 19 horas na Pastoral Santo Antonio onde a situação do Açude Trussu estará em pauta. Encerrou lembrando a luta pela Estrada do Baú que segue na burocracia dos gabinetes oficiais , mas  continua na agenda de reivindicações  da entidade. –No segundo bloco  entrevistamos Kevin  Brasil, membro do Enactus-IFCE.

Durante o  programa,  falou sobre o premiado  Projeto Enactus   desenvolvido por   estudantes do IFCE-Campus  de Iguatu. Em detalhes disse que  a Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, por meio da qual são formados grupos de estudantes (times) de diversas instituições dispostos a realizar ações que beneficiem às comunidades. Em nosso município, está focado na situação do lixão  onde será desenvolvido projeto piloto no CAJOC da Via Cajazeiras com ações voltadas  principalmente para a capacitação dos  catadores de lixo que podem atuar no projeto e serem valorizados também.

Durante o programa,  foi abordado a situação do lixão , dos profissionais (garís)  que atuam na coleta do lixo sem os itens  de segurança, e uma cobrança para a coleta do lixo na cidade que no momento não  atende a população a contento, um fato constatado  durante a programação jornalística da emissora e redes sociais. Encerrou pedindo apoio para a campanha que a entidade fará em novembro  para que adotem o catador de Lixo.—“Dia dos Comerciários” será realizado nesta segunda-feira 26.

O presidente Francisco Francimar   esteve  em nossos estúdios   e  justificou  a data  comemorativa  através de Lei Municipal  405/95 dentre outras conquistas , ressaltando a atuação do ex-presidente Maninho, recém falecido. Convocou os comerciários para que participem das comemorações em sua sede social e lembrou  que uma equipe fiscalizará o comércio para que o feriado seja respeitado também e tenhamos boa participação da família do comerciário. Lembrou que a nova sede está em conclusão bem como a  ampliação da base na região também em andamento. Indagado sobre a crise, reconhece o momento  por que passa a economia , definiu a crise  em dois pontos:” crise hídrica” e” politica”, que vem recebendo destaque por alguns setores da mídia  que  na maioria  , intranquiliza os investidores e o mercado. Mostrou-se esperançoso,    com planejamento e  trabalho  vamos superar a crise ,  e que logo estaremos comemorando novos postos de trabalho. Concluiu!

Por Silvani Soares

 

EM ALTA

Sair da versão mobile