Brasil

Programa de carros populares do Governo Federal deve ser lançado nesta quinta-feira, 25

Published

on

O programa de carros populares do Governo Federal é uma iniciativa que visa estimular a compra de veículos novos e usados com preços mais acessíveis. Segundo o governo, o objetivo é aquecer a economia, gerar empregos e beneficiar os consumidores de baixa renda.

O programa deve ser lançado oficialmente nesta quinta-feira (25), mas ainda depende da aprovação do Congresso Nacional e da adesão dos estados e municípios.

No entanto, o programa também enfrenta críticas e desafios. Alguns especialistas apontam que a medida pode favorecer as montadoras estrangeiras em detrimento da indústria nacional, além de aumentar o trânsito e a poluição nas cidades. Outros questionam a eficácia do programa para reduzir o preço dos carros populares, que hoje custam em média entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.

Entre as propostas do programa, estão:

– A redução de tributos para a indústria automotiva, como o IPI e o ICMS;
– A possibilidade de sacar parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a aquisição do bem;
– A oferta de crédito facilitado e juros mais baixos para os compradores.

A Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) disse, em nota, “encarar esse programa de retomada do incentivo ao carro popular como uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável brasileiro”. A entidade defende que o programa deveria incentivar o uso de carros elétricos e movidos a hidrogênio, que são mais ecológicos e econômicos.

EM ALTA

Sair da versão mobile