Iguatu

Programa Agrinho amplia ações no Interior

Published

on

O Programa Agrinho chega aos seus 15 anos no Ceará e amplia o número de municípios atendidos de 40 para 46. Haverá sorteio de um carro novo para os professores participantes, segundo disse o superintende do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Paulo Hélder Braga.

Braga solicitou a participação do programa no Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste) que será realizado de 6 a 8 de julho vindouro, no Centro de Convenções.

Recentemente, houve a apresentação da programação de 2017 e capacitação dos coordenadores para serem multiplicadores na formação dos professores das escolas rurais que serão atendidas pelo programa Agrinho.

A capacitação será baseada na temática ‘Agrinho em defesa da Cidadania: saber atuar para melhorar o mundo’.

Glória Maria, coordenadora do Agrinho no município de Barreira, disse que o programa surgiu no seu município desde 2005 e mostra ao aluno da zona rural que há uma possibilidade de vida melhor, no campo.

Agrinho

O Agrinho é um programa social do Senar que visa levar informações aos alunos da zona rural de forma transversal dentro da grade curricular das escolas, visando à inclusão de jovens do 2º ao 9º ano do ensino fundamental no campo. Os alunos das escolas municipais passam parte do ano aprendendo através de cartilhas sobre o tema a ser abordado.

Ano passado, por exemplo, o tema foi Viver Bem no Semiárido, atendendo a 1.171 escolas rurais de 40 Municípios, envolvendo mais de 190 mil jovens cearenses do meio rural. Para complementar o programa e incentivar a participação dos jovens e professores, o Senar promove também um concurso de redação e desenho e no final do ano, premia os 10 melhores trabalhos em cinco categorias: desenho, redação do 2º ao 5º e do 6º ao 9º ano( premia alunos), Experiência Pedagógica ( professor) e Município AGRINHO ( que premia o gestor municipal).

MUNICIPIOS PARTICIPANTES

Carnaubal, Aratuba, Pacoti, Morada Nova, Coreaú, Barreira, Pacoti, Morada Nova, , Palmácia, Quixeré, Ibiapina, Baturité, Redenção, Russas, Ipu, Capistrano, Aracati, Beberibe, São Benedito, Caridade, Cascavel, Ibicuitinga, Tianguá, Guaiúba, Fortim, Tabuleiro do Norte, Ubajara, Guaramiranga, Icapui, São João do Jaguaribe, Frecheirinha, Itaupina, Itaiçaba, Pindoretama, Mucambo, Mulungu, Jaguaruana, Iguatu, Acarape, Ocara, Limoeiro do Norte, Saboeiro, Aracoiaba, Morrinhos.

*Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile