Iguatu
Profissionais da Atenção Básica se reúnem para discutir atuação às gestantes

Na tarde dessa terça-feira, 27/06, centenas de profissionais de nível superior entre enfermeiros, médicos, dentistas, pediatras, obstetras, e demais profissionais que atuam na Atenção Básica do Município de Iguatu estiveram reunidos no auditório do Hospital Regional de Iguatu para discutir a atuação da equipe multiprofissional no atendimento às gestantes.
Representantes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), CEMEAR (Centro Microrregional Especializado de Atenção à Saúde Reprodutiva e Sexual), CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e UBS (Unidade Básica de Saúde), apresentaram estratégias para melhoria da rede de atenção às gestantes do primeiro atendimento no PSF, passando pelo parto e acompanhamento no crescimento da criança.
Algumas das dificuldades apresentadas ainda são os números de adolescentes grávidas, frequência das mesmas no pré-natal, definição de fluxo entre os profissionais da rede, entre outras.
Foram proferidas palestras com o dentista Armando Barreto, dentista e coordenador da Saúde Bucal de Iguatu, repassando orientações sobre os serviços ofertados e cuidados necessários com gestantes; Darriele Gomes, enfermeira e coordenadora da pediatria do Hospital Regional de Iguatu que falou sobre o encaminhamento dos bebês para a unidade; Eliade Bezerra, médico obstetra, abordou possíveis mudanças nas anotações nos prontuários e cartão da gestante e Joabe Bezerra, ginecologista e obstetra.
Na mesma ocasião foi mencionada a função do comitê criado para investigar os óbitos de recém-nascidos no HRI nos últimos meses.