Ceará

Professor do interior do Ceará será o primeiro brasileiro a receber o ‘Oscar da paleontologia’

Published

on

Um professor de paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca), no interior do Ceará, está prestes a se tornar o primeiro brasileiro a receber o prestigiado prêmio Morris F. Skinner, conhecido como o “Oscar da paleontologia”. Antônio Álamo Feitosa Saraiva, biólogo e coordenador do Laboratório de Paleontologia da Urca, viajará para Minnesota, nos Estados Unidos, na próxima semana para receber a honraria. Seus principais trabalhos são focados na famosa bacia sedimentar do Araripe, localizada na região do Cariri.

“A premiação é considerada um ‘Oscar ou um Nobel’ da Paleontologia. Com esse reconhecimento, pelos relevantes trabalhos prestados à paleontologia, o pesquisador Álamo passa a ser o primeiro brasileiro a receber o prêmio”, escreveu a Universidade Regional do Cariri em seu site.

No site da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados, é dito que o prêmio “homenageia contribuições notáveis e sustentadas para o conhecimento científico através da criação de importantes coleções de vertebrados fósseis” e é concedido também “às pessoas que encorajam, treinam ou ensinam outras pessoas nas mesmas atividades”.

Formado em Ciências Biológicas pela Urca, Saraiva possui mestrado em Criptógamos e doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele é servidor na Urca desde 1994.

EM ALTA

Sair da versão mobile