Brasil

Produção industrial sobe 0,6% e continua abaixo do nível pré-pandemia

Published

on

A produção industrial aumentou 0,6% de junho para julho. Voltou a crescer após queda de 0,3% no mês anterior. O setor ainda está 0,8% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,3% abaixo do recorde alcançado em maio de 2011. A indústria acumula queda de 2,0% e, em 12 meses, de 3,0%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta 6ª feira (2.set) pelo IBGE.

“O setor industrial ao longo do ano de 2022 vem mostrando uma maior frequência de resultados positivos. São cinco meses de crescimento em sete oportunidades”, explica o gerente da Pesquisa, André Macedo.

Ele acrescenta que há uma predominância de atividades no campo negativo. Entre os ramos industriais, somente dez mostraram crescimento e 16 assinalaram queda.

A maior influência positiva veio de produtos alimentícios (4,3%). É o terceiro mês seguido de avanço, com um ganho acumulado de 7,3%. “Esse crescimento foi bastante disseminado entre os principais itens dessa atividade. Desde o açúcar, com uma alta importante para esse par de meses, até carnes bovinas, suínas e de aves, além dos laticínios e dos derivados da soja”, pontua o pesquisador.

Outras contribuições positivas vieram das indústrias de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,0%) e indústrias extrativas (2,1%). A primeira voltando a crescer após recuar 1,3% no mês anterior; e a segunda acumulando expansão de 5,0% em dois meses consecutivos de taxas positivas.

Em desaceleração, máquinas e equipamentos (-10,4%), outros produtos químicos (-9,0%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-5,7%).

“A atividade de máquinas e equipamentos foi diretamente afetada pelos itens que ficam dentro da indústria, tanto a de produção seriada quanto aquela feita sob encomenda, e que são associadas aos investimentos dentro do setor industrial e a modernização e ampliação do parque produtivo,” destaca Macedo.

Fonte: SBT News

 

 

EM ALTA

Sair da versão mobile