Mundo

Primeiro transplante de olho inteiro é realizado em veterano militar nos EUA

Published

on

Um veterano militar do Arkansas, de 46 anos, se tornou o primeiro ser humano a receber um transplante de olho inteiro. Aaron James, que perdeu o olho esquerdo em um acidente elétrico, também recebeu um transplante de face parcial em uma cirurgia realizada em Nova York.

A equipe médica da NYU Langone Health, liderada pelo cirurgião Eduardo Rodriguez, anunciou o feito histórico nesta quinta-feira (09). Segundo eles, o transplante de olho inteiro era algo que era pensado há séculos, mas nunca foi realizado. Até então, só era possível transplantar a córnea, a camada frontal do olho.

O olho enxertado mostrou sinais de saúde nos seis meses após o procedimento. Os médicos relataram que o olho tinha vasos sanguíneos funcionando bem e uma retina promissora. Eles esperam que o paciente possa recuperar parte da visão no futuro.

Aaron James disse que aceitou participar do transplante para ajudar a ciência e as próximas pessoas que precisarem de um olho novo. “Eu disse a eles: ‘mesmo que eu não consiga ver… talvez pelo menos todos vocês possam aprender algo para ajudar a próxima pessoa’. É assim que você começa. Espero que isso abra um novo caminho”, afirmou.

EM ALTA

Sair da versão mobile