Brasil
Primeira floresta nacional do Brasil, sofre com incêndio em duração de três dias
Um incêndio de grandes proporções atinge a Chapada Nacional do Araripe, na região do Cariri, devastando mais de 140 hectares, o que equivale a aproximadamente 140 campos de futebol, conforme informações do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO). A área afetada está situada a cerca de 510 quilômetros de Fortaleza.
O fogo teve início na terça-feira (29), por volta das 14h, no sopé da Chapada, na cidade do Crato. Um grupo de 42 pessoas, composto por brigadistas e bombeiros, está engajado no combate às chamas, que continua até esta sexta-feira (01). Equipes da Ciopaer também foram mobilizadas.
O Ministério Público está pressionando a Polícia Civil para investigar se o incêndio foi causado por ação criminosa. O órgão estabeleceu um prazo de dez dias para que o ICMBIO apresente um relatório detalhando a extensão dos danos. O Corpo de Bombeiros e a Brigada de Incêndio do Crato também devem informar sobre as medidas adotadas no combate às queimadas.
O promotor de Justiça do Crato, Thiago Marques, solicita que os órgãos trabalhem em conjunto na resposta à emergência.
Dentro da Chapada está localizada a Floresta Nacional do Araripe, a primeira floresta nacional do Brasil, criada em 1946, e que abriga espécies raras, como o soldadinho do araripe, único na região do Cariri. O desmatamento e as queimadas podem comprometer o equilíbrio ambiental dessa área.
Além disso, o MP destaca que o desmatamento e o uso do fogo em determinadas áreas exigem autorização dos órgãos ambientais, conforme os artigos 26 e 38 da Lei Nº 12.651/2012. A realização dessas atividades sem autorização configura crime ambiental.
A população pode enviar denúncias ao Ministério Público do Crato pelo WhatsApp: (85) 98563-2880.