Brasil

Prevenção contra a dengue: Ações que fazem a diferença

Published

on

O Distrito Federal está em constante alerta no combate à dengue. Este ano, a Secretaria de Saúde registrou 440 mortes, um número 19 vezes maior do que em 2023. Além disso, há 274.858 casos prováveis da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A região está entre as mais afetadas por casos graves ou com sinais de alarme, ocupando o 4º lugar no ranking do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

A população deve redobrar a atenção, pois quase 75% dos focos de dengue estão dentro das casas, como em vasos de planta, garrafas, caixas d’água e calhas. Esses dados são do 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA) de 2023, ambos do Ministério da Saúde.

Se você sentir fadiga, febre alta, dor nas articulações e dor de cabeça, ou apresentar vômitos, náuseas, diarreia e manchas no corpo, procure um médico, pois são sintomas da doença.

Edilaine Rosa, de 40 anos, relatou que identificou a doença nos três filhos e nela mesma a partir desses sintomas. Em casa, começou a sentir uma dor intensa na parte de trás dos olhos e uma dor de cabeça “insuportável”. O quadro evoluiu e Edilaine chegou a perder muito sangue. Hoje, sete meses após os primeiros sintomas, ela ainda trata as sequelas deixadas pela doença.

A médica infectologista do Hospital Sírio-Libanês, Valéria Paes, explica que um dos fatores que contribuíram para o aumento dos casos foi a ocorrência do subtipo 2 do vírus da dengue. Ela destaca que o aumento da temperatura e as chuvas também foram fatores relevantes para o surto no início do ano.

  • Elimine focos de água parada. O mosquito da dengue se reproduz nela.
  • Mantenha caixas d’água bem tampadas.
  • Verifique vasos de planta. É importante colocar areia em todos.
  • Esvazie garrafas e guarde-as de cabeça para baixo.

Descarte o lixo em local apropriado, lembrando de fechar bem os sacos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile