Saúde

Preserve a saúde bucal durante a Páscoa

[caption id="attachment_1790" align="alignleft" width="517"]Foto: Divulgação[/caption]A Páscoa, muito provavelmente, é a época do ano que os amantes dos doces mais gostam. As lojas ficam cheias de ovos, caixas de bombons e barras de chocolate, fazendo com que seja praticamente impossível não se deparar com uma vitrine bem gostosa em uma caminhada simples pelo bairro.

Published

on

Foto: Divulgação

A Páscoa, muito provavelmente, é a época do ano que os amantes dos doces mais gostam. As lojas ficam cheias de ovos, caixas de bombons e barras de chocolate, fazendo com que seja praticamente impossível não se deparar com uma vitrine bem gostosa em uma caminhada simples pelo bairro.

Com o incentivo da data e a facilidade para encontrar o chocolate, muitas pessoas acabam exagerando na dose e esquecem dos cuidados que precisam ter com os dentes.

Segundo o Drº. Normando Scarabotto, cirurgião-dentista e membro da American Dental Association (ADA), o que incentiva a formação da cárie é o ato de comer o chocolate muitas vezes ao dia – e não a quantidade ingerida. “Para a pessoa manter a boca saudável, ela precisa controlar sua alimentação antes de qualquer coisa. A dica para a Páscoa é escolher um horário específico para comer o chocolate. Não importa a quantidade que será ingerida, já que não é este o fator que aumenta o risco da cárie. Isso acontece porque a placa bacteriana atua na boca sempre que uma refeição é feita. Quando a placa atinge uma área específica do dente, pode dar origem à cárie, quando”, explica Normando.

É necessário ter a mesma preocupação com as crianças

Assim como os adultos, elas também devem ter um horário no dia para comer os bombons ou os pedaços do ovo de chocolate, sem esquecer de escovar os dentes logo depois de mastigar o doce. “Na Páscoa, as crianças podem comer chocolate ou qualquer outro, desde que o façam somente uma vez ao dia. Os pais devem ficar atentos a esta necessidade, para evitar a estimulação da placa bacteriana”, alerta o dentista.
Fonte: Portal Personare

EM ALTA

Sair da versão mobile