Connect with us

Regional

Prefeituras cearenses não conseguem equilibrar suas contas

Publicado

on

A crise econômica vivenciada pelo Brasil afeta diretamente as Prefeituras, que dependem de repasses de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Essas são as duas principais fontes de receitas que estão em queda desde 2012. As despesas com salários e custeio aumentaram. Essa é uma conta que não fecha e traz sérias consequências para gestores, servidores, fornecedores e para a economia local.

O cenário desfavorável leva os municípios a atrasar pagamentos de fornecedores, do funcionalismo, suspender serviços e paralisar obras. O descompasso entre receitas e despesas coloca os gestores em uma situação delicada mediante a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O gasto com pessoal ultrapassa o limite legal, que é de 54%, mesmo sem novas contratações e com medidas de ajustes.

Tende a piorar

“A situação é grave e tende a piorar”, disse o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento. “Os prefeitos reduziram despesas, demitiram temporários, cargos em confiança, mas mesmo assim já ultrapassam o índice legal com gasto de pessoal”. Nascimento foi taxativo: “Logo todos os municípios serão enquadrados pela lei, é uma questão de tempo, se nada for feito”.

Segundo lista do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE) divulgada em maio passado, pelo menos 68 municípios cearenses tinham ultrapassado o limite de gastos com pessoal. Essa situação coloca os gestores em risco de perda de mandato, enquadramento por improbidade administrativa, multa, possibilidade de prisão e suspensão das transferências de recursos federais e estaduais para os municípios.

“As prefeituras atravessam uma situação de emergência, que exige reforço financeiro por parte do governo federal”, disse o presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), Leonardo Santana. A entidade vai expor ao presidente interino Michel Temer, o panorama geral da crise, a necessidade de redefinição do pacto federativo.

Quadro é geral

O quadro é o mesmo na maioria das Prefeituras do Brasil. Não é um problema regional. A retração da economia trouxe redução das transferências constitucionais, inviabilizando as gestões municipais e a manutenção dos principais programas de assistência às populações. Por outro lado, as despesas cresceram com reajuste do salário mínimo, custeio da máquina e implantação de piso salarial de categorias como professores, agentes de endemias e de Saúde.

O economista Irineu de Carvalho mostra que esse problema vem se agravando desde 2012, mas nada foi feito até agora de concreto para minorar a crise que se abate sobre as administrações municipais. “As receitas vêm caindo e as despesas aumentando”, frisou Carvalho. “Muitos gestores já adotaram medidas, fizeram o que tinha que ser feito, mas não conseguem superar as dificuldades e isso não é uma questão de ser ou não bom administrador”, completou.

Para Irineu Carvalho, a solução está nas mãos do governo federal. “O ano passado foi o ano da crise e esse está sendo o ano da consagração do desequilíbrio”, observou. “Até o fim de 2016 mais municípios vão entrar na lista do TCM por ter gasto pessoal acima de 54% das receitas”, destacou.

Carvalho espera um reposicionamento dos órgãos de fiscalização e controle mediante o quadro atual decorrente da crise fiscal. “Há a exigência legal, mas há a queda elevada das receitas, mesmo sem contratação de novos servidores e esse é um problema nacional que afeta municípios e Estados”, diz. A LRF já prevê prazo de dois quadrimestres para o ajuste, entretanto a situação atual não dá margem de manobra.

A crise atual é considerada uma das mais profundas. “A situação é complexa e exige uma ampla articulação das entidades que representam os municípios”, frisou Carvalho. “Infelizmente o socorro aos municípios nunca chega. Já nos mobilizamos e reivindicamos, mas ainda não fomos atendidos”, afirmou disse o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, que é prefeito de Piquet Carneiro.

Preocupação

Os prefeitos e secretários de finanças estão preocupados. Jaguaretama é um dos municípios que ultrapassaram o índice com gasto de pessoal previsto na LRF. “Reduzi salário dos cargos em comissão, número de servidores temporários, extingui cinco secretarias, mas não posso demitir concursados. Perdemos receitas federais e estaduais e a situação está inviável”, disse o prefeito, Francini Guedes.

Guedes ressaltou que está enquadrado na LRF por perda de receita, sem ter elevado despesas. “O sertão enfrenta cinco anos de seca, as coisas estão difíceis. A piscicultura, que é base da economia local, está acabada com a morte de peixes no Castanhão. Sinceramente, não sei o que fazer para voltar a me enquadrar na lei”, disse.

Iguatu é um dos 68 municípios que estão na lista do TCM por apresentar folha de pagamento de 58% da receita corrente líquida. O prefeito Aderilo Alcântara explicou que concedeu aumento ao funcionalismo público em 2015 de 8,9%, implantou Plano de Cargo, Carreira e Salário, reajuste de 11,36% para o magistério, mas o governo federal só repassou 7,5% para os docentes. De janeiro a abril deste ano em comparação com igual período de 2015 houve um aumento de R$ 3 mi na folha de pagamento do município.

“Realizamos dois concursos públicos e contratamos dois mil servidores. Apesar das enormes dificuldades estamos pagando o salário em dia”, disse o prefeito. O gestor de Iguatu afirmou que a situação está ficando inviável. “Estamos adotando medidas, esforço enorme para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas houve aumento do salário mínimo e queda nas receitas. Estamos caminhando para o caos, mais de 700 Prefeituras no Brasil estão com salários atrasados e, no próximo ano, a crise vai se agravar, com queda na atividade econômica”, declarou.

Ainda conseguindo

O município de Mucambo não está na lista do TCM. Vem mantendo as despesas de pessoal dentro do limite legal. O prefeito, Vilebaldo Aguiar, disse que o segredo, até agora, foi a economia em determinados setores e priorização despesas. “Consegui fazer milagres, mas estou preocupado porque a queda de receitas eleva o percentual das despesas. Não vejo sensibilidade do governo federal em querer ajudar os municípios, pois estamos atravessando um período excepcional”, afirmou.

Mais informações:

Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece)
Telefone: (85) 4006-4000
Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE)
Telefone: (85) 3218-1142

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias9 horas atrás

Cantor Nahim morre, aos 71 anos, após um acidente onde caiu de uma escada

Noticias9 horas atrás

Animais feridos durante as enchentes no RS serão tratados com pele de tilápia

Brasil1 dia atrás

Bloqueio atmosférico poderá resultar em níveis de umidade do ar abaixo do ideal

Iguatu1 dia atrás

CONTAS REPROVADAS: Tribunal Recusa Pedido de Tutela Provisória de Urgência de Ednaldo de Lavor Couras contra Estado do Ceará

Noticias1 dia atrás

Câmara dos Deputados finalizou a votação do imposto conhecido como “taxa das blusinhas”

Concursos1 dia atrás

Prazo de inscrição do concurso para policial penal é prorrogado

Noticias2 dias atrás

Ceará tem 6.940.465 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2024

Noticias2 dias atrás

Divulgada nova pesquisa sobre sinal de rádio a 3,5 bilhões de anos-luz

Esportes3 dias atrás

Fortaleza é tricampeão da Copa do Nordeste

Noticias4 dias atrás

Artista circense e cadeirante acrobata completa mais de 40 anos de trajetória artistica com novo espetáculo

Ceará1 semana atrás

4 apostas feitas no Ceará tiveram sorte e ganharam prêmios de até R$ 102 mil na Quina

Noticias1 semana atrás

Período chuvoso no Ceará, encerrou este ano com acumulado de 764,8 milímetros de chuva

Noticias1 semana atrás

Venda de veículos 0km teve um crescimento expressivo de 96,42%, no Ceará

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/06/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/06/2024

Regional1 semana atrás

ONG Realeza Nordestina, completa 14 anos com realização de Mostra Cultural, em Orós

Noticias1 semana atrás

Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, celebra tradição

Noticias1 semana atrás

Homens são atropelados por cavalos durante vaquejada

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/06/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 31/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 31/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 31/05/2024

Iguatu2 semanas atrás

Em nota Prefeito de Iguatu, Ednaldo de Lavor Couras, Defende-se de Acusações Judiciais

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 29/05/2024

Ceará2 semanas atrás

Ceará vai emitir primeira certidão de nascimento de pessoa não-binária

Ceará2 semanas atrás

Irmão de vereador é assassinado a tiros na frente da casa da família em Maranguape

Ceará2 semanas atrás

Em um dia, quatro assaltantes morreram no Ceará após policiais reagirem ao crime

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 29/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/05/2024

Noticias9 horas atrás

Cantor Nahim morre, aos 71 anos, após um acidente onde caiu de uma escada

Noticias9 horas atrás

Animais feridos durante as enchentes no RS serão tratados com pele de tilápia

Brasil1 dia atrás

Bloqueio atmosférico poderá resultar em níveis de umidade do ar abaixo do ideal

Iguatu1 dia atrás

CONTAS REPROVADAS: Tribunal Recusa Pedido de Tutela Provisória de Urgência de Ednaldo de Lavor Couras contra Estado do Ceará

Noticias1 dia atrás

Câmara dos Deputados finalizou a votação do imposto conhecido como “taxa das blusinhas”

Concursos1 dia atrás

Prazo de inscrição do concurso para policial penal é prorrogado

Noticias2 dias atrás

Ceará tem 6.940.465 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2024

Noticias2 dias atrás

Divulgada nova pesquisa sobre sinal de rádio a 3,5 bilhões de anos-luz

Esportes3 dias atrás

Fortaleza é tricampeão da Copa do Nordeste

Noticias4 dias atrás

Artista circense e cadeirante acrobata completa mais de 40 anos de trajetória artistica com novo espetáculo

Ceará1 semana atrás

4 apostas feitas no Ceará tiveram sorte e ganharam prêmios de até R$ 102 mil na Quina

Noticias1 semana atrás

Período chuvoso no Ceará, encerrou este ano com acumulado de 764,8 milímetros de chuva

Noticias1 semana atrás

Venda de veículos 0km teve um crescimento expressivo de 96,42%, no Ceará

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/06/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/06/2024

Regional1 semana atrás

ONG Realeza Nordestina, completa 14 anos com realização de Mostra Cultural, em Orós

Noticias1 semana atrás

Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, celebra tradição

Noticias1 semana atrás

Homens são atropelados por cavalos durante vaquejada

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/06/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 31/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 31/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 31/05/2024

Iguatu2 semanas atrás

Em nota Prefeito de Iguatu, Ednaldo de Lavor Couras, Defende-se de Acusações Judiciais

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 29/05/2024

Ceará2 semanas atrás

Ceará vai emitir primeira certidão de nascimento de pessoa não-binária

Ceará2 semanas atrás

Irmão de vereador é assassinado a tiros na frente da casa da família em Maranguape

Ceará2 semanas atrás

Em um dia, quatro assaltantes morreram no Ceará após policiais reagirem ao crime

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 29/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/05/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/06/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/06/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/06/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 31/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 31/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 31/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 29/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 29/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 28/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 27/05/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 27/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 24/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 24/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 24/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 23/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 23/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 22/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 21/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 21/05/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 20/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 20/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 17/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 17/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 16/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 16/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 15/05/2024

Videos4 semanas atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 15/05/2024

EM ALTA