Ceará

Prefeitura lança edital para mapeamento de povos e comunidades tradicionais de Fortaleza; confira os detalhes

Published

on

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) está com inscrições abertas até 5 de dezembro para selecionar pesquisadores que irão mapear oficialmente os povos e comunidades tradicionais da cidade. O trabalho será realizado por 12 equipes, que percorrerão as regionais de Fortaleza para criar uma cartografia detalhada desses territórios, coletando informações históricas, documentos e depoimentos. Cada equipe receberá R$ 43.592,04, totalizando um investimento de R$ 523.104,55.

O objetivo é criar um banco de dados que auxiliará na formulação de políticas públicas e na preservação do Patrimônio Cultural. O edital faz parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e exige a participação ativa dos representantes das comunidades tradicionais no processo.

Os interessados devem ser autodeclarados como pertencentes a povos ou comunidades tradicionais, ter mais de 18 anos, residir em Fortaleza há pelo menos 2 anos e comprovar experiência cultural mínima de 2 anos. As inscrições estão abertas para pessoas físicas, MEIs, entidades com ou sem fins lucrativos, e grupos informais representados por pessoa física.

O mapeamento envolve comunidades tradicionais como quilombolas, indígenas, ciganos, pescadores artesanais, entre outros.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile