Iguatu

Prefeitura anuncia a perfuração de 28 poços profundos para o município

Published

on

Por reconhecer a situação enfrentada pelos moradores da cidade e principalmente dos distritos, o prefeito Ednaldo Lavor anunciou, na manhã dessa terça-feira, 08, a perfuração de 32 poços, 28 profundos e 04 rasos. Após o anúncio recente do fechamento da válvula do Açude Trussu, a notícia é vista como alívio para a população de Iguatu.

As obras que devem minimizar as dificuldades com a falta d`água é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Iguatu, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas).

Com início desde junho deste ano, quatro poços tubulares profundos já foram perfurados nas seguintes comunidades rurais: Tambiá, Barrocas, Gadelha e Logradouro. Além desses, 07 poços tubulares rasos também já foram perfurados. Eles já estão beneficiando as localidades rurais de Itans, Várzea da Lama, Santa Clara, Vila Julieta, Logradouro, Barreiras dos Constantinos e Barreiras dos Paraibanos.

As obras são executadas com verba municipal (em tono de R$ 600 mil) e estadual (contrapartida de aproximadamente R$ 50 mil). O recurso já foi liberado, a empreiteira já foi contratada e os trabalhos que proporcionarão melhor qualidade de vida para os moradores já tiveram início.

O projeto elaborado pelos técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura do Município contempla a perfuração de poços com capacidade de vazão de até 100 mil litros de água/hora cada, variando essa quantidade de região para região.

Segundo explicou o chefe do Executivo, Ednaldo Lavor, a população vem sofrendo com a diminuição dos reservatórios de água, mas o município tem se empenhado na busca de soluções. Um exemplo recente foi o estudo desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Agricultura que localizaram na comunidade rural de Julião, distante 4 km da sede urbana deste município, um aquífero considerado a principal reserva hídrica subterrânea encontrada até hoje na região.

Para o prefeito Ednaldo, com a perfuração desses poços, o problema dos distritos será resolvido quase em sua totalidade. “Conseguimos com muito empenho dispor hoje da capacidade de recursos e contamos ainda com a contrapartida do Governo do Estado. Não vamos medir esforços para resolver o problema da falta de água em Iguatu, uma situação que se arrasta há muitos anos e que tem penalizado a nossa população, principalmente as regiões mais carentes”, disse.

Ainda de acordo com o prefeito Ednaldo, o problema da falta de água no município é enfrentado pela administração com prioridade. “Nos últimos anos não houve investimentos públicos significativos na captação de água, e a população sentiu com muita dor os reflexos desse descaso na pele. Na nossa gestão esse problema já está recebendo uma atenção especial, tem sido visto como prioridade”, concluiu.

EM ALTA

Sair da versão mobile