Iguatu
Prefeitos do Centro Sul e Vale do Salgado buscam criação da Sexta Região de Saúde no Ceará em comemoração aos 10 anos da Policlínica Regional de Iguatu
Iguatu, 22 de Janeiro de 2024
No marco dos 10 anos de funcionamento da Policlínica Regional de Iguatu, comemorados em 19/01, sexta-feira, o prefeito de Saboeiro e presidente do Consórcio de Saúde Pública da Policlínica de Iguatu, Marcondes Ferraz, anunciou um esforço conjunto dos prefeitos do Centro Sul e Vale do Salgado para a criação da Sexta Região de Saúde no estado do Ceará.
Desde o ano passado, os gestores municipais desta região têm trabalhado para emancipar-se da atual vinculação à 5ª região, que é o Cariri. Atualmente, mais de meio milhão de pessoas dependem de uma outra região que, segundo Ferraz, já se encontra saturada, distante e onerosa em termos de transporte, além de encarecer e causar grave demora no atendimento à população.
A transformação do Centro Sul e Vale do Salgado na 6ª região de saúde do estado é vista como uma solução estratégica para estadualizar o hospital regional, proposta defendida, desde janeiro, também pelo empresário e pré-candidato Sá Vilarouca; proporcionando a resolução de questões críticas, como atrasos salariais, falta de insumos e carência de atendimentos especializados. Essa medida visa, ainda, evitar que a população carente, sem recursos financeiros, recorra ao sistema particular, uma vez que tais serviços deveriam ser gratuitos.
Marcondes Ferraz destaca que o Consórcio de Saúde Pública da Policlínica de Iguatu, formado pelos prefeitos do Centro Sul e Vale do Salgado, é o principal responsável pela iniciativa.
O presidente do Consórcio conclui ressaltando que a batalha pela criação da Sexta Região de Saúde se soma às lutas já existentes pela implantação do Porto Seco na região, e reforça o compromisso do Consórcio em buscar soluções concretas para a melhoria da saúde pública em Iguatu, Centro Sul e Vale do Salgado.
Ouça nossos Podcasts!
PODCAST MAIS JUSTIÇA – PRINCIPAIS ASSUNTOS E DÚVIDAS NO DIREITO DE FAMÍLIA
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil3 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE

