Noticias

Prefeitos desmentem afirmação de Iguatu custear sozinho o HRI e dizem estar com repasses em dia

Published

on

A história sobre os recursos e repasses para o Hospital Regional de Iguatu ganha um novo capítulo: na última segunda-feira, 5, em uma reunião com o secretário de saúde do Estado, Henrique Jorge Javi de Sousa, prefeitos da região centro-sul afirmaram estar em dia com os seus repasses para a manutenção do HRI. A reunião, que contou com os prefeitos da região e também deputados e outros políticos locais debateu o problema do Hospital de Iguatu. A prefeitura, por mais de 4 meses, deixou de repassar aos Camilianos, entidade que administrava a unidade, o valor acertado em contrato. Por conta disso, a última sexta-feira, 2, a Ordem dos Camilianos decidiu por encerrar suas atividades em Iguatu, assinado o aviso prévio dos seus funcionários.

O prefeito de Jucás, Raimundo Luna Neto declarou nas redes sociais estar em dia com os repasses do seu município para o HRI, desmentindo afirmações de que Iguatu estaria arcando com a saúde da região

O prefeito de Jucás, Raimundo Luna Neto, afirmou, em publicação no Facebook, que sua cidade está em dias com os repasses e por isso os pacientes oriundos de Jucás devem ser atendidos normalmente. Em sua publicação o prefeito afirmou que a diretora do Hospital Municipal de Jucás registrasse as provas de qualquer paciente da cidade que pudesse ser rejeitado por Iguatu para que as providências pudessem ser tomadas.

O prefeito de Acopiara, o médico Vilmar Félix, também afirmou estar em dia com os repasses, lemrbando que a pendência é da prefeitura de Iguatu. ” O secretário mostrou que não existe atraso no repasse do Governo Federal, nem do Governo do Estado, nem dos municípios da região. O que existe é um débito da Prefeitura de Iguatu com os Camilianos e a prefeitura precisa se ajustar e negociar com a ordem. Na verdade se comentou que Iguatu estaria custeando a saúde da região e isso não é verdade. Todos os municípios estão rigosamente em dias com seus repasses”, afirmou em pronunciamento de rádio.
A deputada licenciada Mirian Sobreira, proponente do encontro, sugeriu que fosse formado uma parceria dos municípios para administrar o Hospital, no modelo que é adotado para a policlínica e tem dado certo. “A sugestão foi para que a gente resolva isso o mais rápido possível, porque a população não pode sofrer com uma possível paralisação”, afirmou.
Acusações
Em pronunciamento de rádio o deputado estadual Agenor Neto classificou o prefeito de Acopiara de mentiroso, reafirmando que Iguatu está arcando com a saúde da região e não tem condições de manter o Hospital atendendo a todos os municípios vizinhos.

EM ALTA

Sair da versão mobile