Política

Prefeito de Iguatu é escolhido como presidente do Consórcio de Saúde da região Centro Sul

[caption id="attachment_814" align="alignleft" width="600"]O consórcio, presidido por Aderilo, vai administrar a Policlínica e o CEO O consórcio, presidido por Aderilo, vai administrar a Policlínica e o CEO [/caption]Foi na manhã desta quinta-feira (07), que aconteceu uma importante reunião em que ficou definido o nome do gestor escolhido para presidir o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Iguatu, composta por 10 municípios. Esse consórcio é responsável pela administração da Policlínica e do CEO-Centro de Especialidades Odontológicas, equipamentos instalados no município de Iguatu. 

Published

on

O consórcio, presidido por Aderilo, vai administrar a Policlínica e o CEO

Foi na manhã desta quinta-feira (07), que aconteceu uma importante reunião em que ficou definido o nome do gestor escolhido para presidir o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Iguatu, composta por 10 municípios. Esse consórcio é responsável pela administração da Policlínica e do CEO-Centro de Especialidades Odontológicas, equipamentos instalados no município de Iguatu. 

 

Na oportunidade, o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara foi eleito pelos prefeitos que compareceram à reunião para presidir esse consórcio que atenderá a Microrregião. Compareceram ao encontro, os prefeitos de Catarina, Cariús, Jucás, Acopiara, Piquet Carneiro, Mombaça, Irapuan Pinheiro e Saboeiro. A única cidade da microrregião que não compareceu foi Quixelô onde a prefeita daquela cidade não foi à reunião. 

Segundo o prefeito Aderilo Alcântara, “pra mim é uma honra ter sido escolhido por unanimidade pelos prefeitos do município que compõe a microrregião de Iguatu para presidir o Consórcio de Saúde que vai administrar a Policlínica e o CEO e sei que é uma responsabilidade muito grande receber essa incumbência. Agora nós vamos trabalhar para que a Policlínica entre em funcionamento o mais rápido possível porque a Policlínica não é só de Iguatu, mas de toda a região que será beneficiada com esse importante equipamento da saúde”. 

A criação do Consórcio de Saúde

Em novembro de 2007, a Secretaria da Saúde do Estado instituiu a Comissão de Fomento e Implantação de Consórcios Públicos de Saúde (Portaria 2061/2007), tendo como competência, dentre outras, estabelecer diretrizes políticas e operacionais para constituição dos consórcios de saúde. O plano é que se constituam 21 Consórcios. Até o momento foram publicadas no Diário Oficial do Estado de 17 de setembro de 2009, as Leis estaduais nºs. 14.457, 14.458 e 14.459, que ratificam os Protocolos de Intenções firmados entre o Governo do Estado e os municípios de 14 microrregiões de saúde para a constituição de 14 consórcios públicos de saúde. Estes promovem ações de saúde pública assistenciais e prestação de serviços especializados de média e alta complexidade. A nova legislação elenca serviços de urgência e emergência hospitalar e extra-hospitalar, ambulatórios especializados, policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, assistência farmacêutica, “entre outros serviços relacionados à saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os 14 consórcios públicos de saúde são formados, no total, por 111 municípios tendo como sedes, as microrregiões de Canindé, Iguatu, Russas, Aracati, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Acaraú, Baturité, Crateús, Itapipoca, Tianguá e Região-Pólo do Vale do Curu. 

Fonte: Iguatu Diário \ Fernandes Neto

EM ALTA

Sair da versão mobile