Eleitores que não votaram no 1º turno das Eleições 2024 têm até esta quinta-feira (5) para justificar a ausência. Regularizar a situação é fundamental para evitar problemas com a Justiça Eleitoral, como restrições ao exercício de direitos civis, emissão de passaportes e inscrição em concursos públicos. O prazo para justificar a falta no 1º turno das Eleições 2024 termina nesta quinta-feira (5); entenda como proceder.
A justificativa pode ser feita de forma rápida e prática pelo aplicativo e-Título, disponível para dispositivos móveis, ou pelo sistema Justifica, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para quem prefere atendimento presencial, a justificativa pode ser realizada diretamente nos cartórios eleitorais, centrais de atendimento ao eleitor e na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Na hora de justificar, é necessário apresentar um documento que comprove o motivo da ausência, como atestados médicos, declarações de trabalho ou outros documentos que justifiquem o impedimento no dia da eleição. A Justiça Eleitoral avaliará os comprovantes e decidirá se aceita ou não a justificativa.