Ceará

Poste explode durante manutenção, e operários sofrem descarga elétrica

Published

on

Dois homens que prestavam serviços a uma empresa de telecomunicação sofreram uma descarga elétrica, por volta das 13h desta quarta-feira (22), após aproximarem um cabo à rede de alta tensão, no Bairro Edson Queiroz, em Fortaleza. O acidente aconteceu próximo a um poste, onde estavam os fios, na Avenida Engenheiro Leal Lima.

Em nota enviada ao G1, a Claro afirma que os dois homens feridos passam bem e já estão em casa. “Ambos foram levados ao hospital após o ocorrido para averiguações médicas de padrão”, afirma a empresa, em nota.

Imagens de uma câmera de segurança instalada a poucos metros do local do acidente mostra que um dos homens mexe nos fios, do alto de uma escada, quando o outro se aproxima e lança para cima um cabo enrolado. No trajeto de subida, o objeto toca no cabo da rede de alta tensão e, em seguida, há uma forte explosão. Com o impacto, o operário que estava na escada cai imediatamente. O outro também fica caído no chão, sem conseguir se levantar.

A Enel Distribuição Ceará informou, em nota, que chegou a enviar uma equipe técnica ao local para avaliar a situação e que “a rede no local do acidente encontra-se dentro dos padrões e normas existentes”.

VÍDEO AQUI: http://g1.globo.com/ceara/videos/v/operarios-sofrem-descarga-eletrica-apos-cabo-de-alta-tensao-entrar-em-curto-circuito/8503861/

Sem proteção

Uma testemunha, que preferiu não se identificar, trabalha próximo ao local do acidente. Segundo ela, durante o ocorrido, os profissionais não estavam usando nenhum tipo de equipamento de proteção. A Claro foi questionada pela reportagem sobre a suposta falta de equipamentos, mas não se posicionou sobre o assunto.

A fonte relata ainda que o homem que caiu da escada, a uma altura de cerca de quatro metros, ficou desacordado e foi levado em estado mais grave ao Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro. Em imagens do vídeo, ele chega a se levantar. O que jogou o cabo para cima, por sua vez, foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. Ele estava consciente, mas não relatou nada do que teria acontecido.

A Enel ressalta a importância de manter distância da rede elétrica e não manusear objetos próximos à rede. “Ao realizar reparos e obras em casa, é importante manter vergalhões, escadas, antenas e outros materiais afastados dos postes e fios energizados”, recomenda a companhia.

Fonte: G1 CE

PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O nosso sistema eleitoral é seguro? O que é fato ou boato?

EM ALTA

Sair da versão mobile