Policial

Português condenado por crimes sexuais e procurado pela Polícia Internacional é preso no Recife

Published

on

Um português condenado em seu país por crimes sexuais e autuado no Brasil por violência doméstica foi preso pelas Polícias Federal e Militar em Pernambuco. A captura de Tiago Felipe Rodrigues Santos, de 29 anos, ocorreu no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. Natural de Lamas/Cadaval, ele era procurado pela Polícia Internacional (Interpol).

A ação policial ocorreu às 23h de sábado (10) e cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 2 de março deste ano. O objetivo da Justiça Brasileira, agora, é providenciar a extradição do estrangeiro, que foi solicitada pelo governo português.

De acordo com a Polícia Federal, Tiago estava há dois anos irregular no Brasil e já havia sido notificado pela Polícia Federal a deixar o país. Mesmo assim, passou esse período fugindo das autoridades.

A PF apontou que ele costumava viver em comunidades do Recife e na Paraíba com o objetivo de evitar a prisão e a expulsão do Brasil. Tiago chegou a morar nos Coelhos, na área central da capital pernambucana, e no V8, em Olinda.

Em Portugal, segundo a PF, ele foi condenado a seis anos e dois meses de prisão por abusos sexuais. No Brasil, há três registros de autuação na Lei Maria da Penha, que pune a violência familiar, por causa de agressões a mulheres em Pernambuco e na Paraíba.

A Polícia Federal informou, ainda, que Tiago confessou que comandava um ponto de venda de drogas em Portugal. Por isso, foi denunciado pela mãe, o que o forçou a fugir da Europa.

A prisão
Após a expedição do mandado de prisão preventiva, assinado pelo ministro do STF Gilmar Mendes, a PF passou a procurar Tiago. No sábado (10), a captura foi feita com apoio de PMs da Operação Malhas da Lei. A PF informou que não houve reação durante a abordagem.

Tiago foi levado para a sede da PF em Pernambuco, na área central do Recife. Depois, seguiu para a Delegacia da corporação no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, na Zona Sul da cidade.

Em seguida, os policias encaminharam o português para realizar exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal, na capital, e para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Lá, ele ficará à disposição da Justiça Federal e aguardará a extradição.

Fonte: G1

EM ALTA

Sair da versão mobile