Noticias

Por que compras de sites como Shein, Shopee e AliExpress ficam muito tempo em Curitiba

Published

on

O Centro Internacional dos Correios em Curitiba é responsável por receber um grande volume de mercadorias vindas do exterior a cada ano. Segundo informações fornecidas pela empresa postal, em 2022 foram registradas cerca de 155 milhões de encomendas internacionais na filial paranaense, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.

Devido ao elevado fluxo de mercadorias, é comum encontrar consumidores brasileiros nas redes sociais relatando dificuldades em receber pacotes enviados para Curitiba, especialmente aqueles provenientes de sites asiáticos como Shein, AliExpress e Shopee.

A maior parte das cargas internacionais chega ao Brasil por via aérea, mas há também uma parcela que é transportada pelo Porto de Santos, em São Paulo. Após a chegada ao país, todas as mercadorias passam por um dos Centros de Tratamento Internacional dos Correios, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

De acordo com os Correios, o destino final de cada pacote é definido pelos serviços de envio contratados pelo remetente e pelas determinações da Receita Federal. Encomendas expressas de até 30 kg são direcionadas para São Paulo, enquanto encomendas econômicas de até 30 kg e pacotes mais pesados são encaminhados para o Rio de Janeiro.

O Centro Internacional dos Correios em Curitiba, por sua vez, recebe principalmente pequenas encomendas, a menos que a Receita Federal determine outro destino para o pacote em questão.

EM ALTA

Sair da versão mobile