Tecnologia
Plataforma muda de forma de acordo com movimentos executados próximo a ela
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram uma mesa que responde às mudanças do ambiente como se fosse viva. Transform, como é chamado o projeto, consiste em um novo tipo de mobília, capaz de mudar de forma conforme os movimentos do usuário.
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram uma mesa que responde às mudanças do ambiente como se fosse viva. Transform, como é chamado o projeto, consiste em um novo tipo de mobília, capaz de mudar de forma conforme os movimentos do usuário.
A mesa é formada por mais de mil pinos que sobem e descem de forma coordenada, executando movimentos que lembram uma onda marítima. O móvel dinâmico também pode ser programado para se fixar em posições determinadas, criando figuras tridimensionais em uma superfície que antes era plana. A invenção foi divulgada na exibição Lexus Design Amazing, em Milão (Itália).
O projeto é uma variação de um estudo anterior chamado inFORM, que buscava proporcionar a interação entre pessoas e objetos remotamente. Nesse caso, a proposta era transmitir movimentos reais por meio da mesa que mudava de forma. Em um ambiente, a pessoa tinha os movimentos mapeados por um sensor do tipo Kinect. Esses, por sua vez, eram imitados por um conjunto de pinos, dando a impressão de que era o próprio braço do usuário, por exemplo, que empurrava as peças, com se estivesse sob a mesa. Basicamente, a ideia tentava possibilitar que um indivíduo apertasse a mão de outro por meio do computador.
Para a exposição na Itália, realizada entre os dias 8 e 13, o Grupo de Mídia Tangível do MIT adaptou o conceito para construir uma mesa com três displays de forma dinâmica que respondem a gestos em tempo real. Basta aproximar a mão do equipamento para ele reagir, como se estivesse atraído por ela. A superfície se ergue, formando uma onda, que segue e imita os movimentos da pessoa. “Normalmente, um móvel é um objeto estático. Mas nós queríamos dar a ele algum tipo de movimento, alguma forma de vida. Nós exploramos a relação entre o efeito recíproco e a dinâmica com esses pinos que reagem a você, mas também podem exibir conteúdo”, explica, em um vídeo, Phillipp Schoessler, designer de movimento do projeto.
Cada um dos pinos é controlado por um atuador, que desloca as peças no sentido vertical. Esse conjunto de motores obedece às ordens recebidas por um computador que interpreta as formas tridimensionais para determinar quais pinos precisam se deslocar e a que altura cada um deles precisa subir. As posições são detectadas pelo sensor Kinect, que monitora os movimentos feitos ali mesmo, perto da mesa dinâmica, ou transmitir os gestos de uma pessoa pela internet. Dessa forma, a mesa pode imitar os movimentos de quem está perto dela ou a quilômetros de distância.
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE
-
Iguatu7 dias atrásIguatu recebeu secretário da SDA para assinatura de ordens de serviço de sistemas de abastecimento de água
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Curiosidades4 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
