Economia
Pix é principal meio de pagamento usado por microempreendedores, mostra pesquisa

O Pix, sistema de pagamento amplamente utilizado pelos brasileiros, está se tornando cada vez mais essencial para o funcionamento dos pequenos negócios.
De acordo com a terceira edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e pelo IBGE, 52% dos microempreendedores individuais (MEI) consideram o Pix como o principal meio para receber pagamentos.
Embora as taxas de manutenção sejam consideradas altas pelos MEIs, o cartão de crédito ocupa o segundo lugar em preferência, sendo o meio mais utilizado por 20% dos microempreendedores. O dinheiro em espécie aparece em terceiro lugar, com 12%.
No caso das micro e pequenas empresas, que faturam de R$ 82 mil a R$ 4,8 milhões por ano, o Pix divide a preferência com o cartão de crédito. Ambas as modalidades são o principal meio de recebimento de recursos em 27% dos negócios. Em segundo lugar estão os boletos, com 18%.
Em comparação com a pesquisa anterior, o percentual de microempreendedores individuais que consideram o Pix como o principal meio de recebimento de recursos aumentou um ponto percentual.
Segundo o Sebrae, os baixos custos em relação às maquininhas de cartões e a rapidez nas transferências consolidam o Pix como uma ferramenta essencial para essa categoria de negócios.