Brasil
Pix automático estará disponível em abril de 2024
Nesta quarta-feira (21), o Banco Central (BC) anunciou que o Pix automático será lançado e estará disponível a partir de abril de 2024. Essa nova modalidade permitirá pagamentos programados recorrentes, semelhantes aos débitos em conta corrente que ocorrem atualmente, após a autorização do usuário.
As regras detalhadas para essa nova modalidade serão publicadas em setembro deste ano, e o desenvolvimento do sistema ocorrerá entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024. Os testes estão programados para março de 2024, de acordo com o cronograma de implantação divulgado pelo Banco Central.
A expectativa é que o Pix automático seja utilizado para pagamentos recorrentes, como contas de energia, telefone, mensalidades de academias, cursos de línguas, serviços de streaming de filmes, músicas e outros serviços similares.
Diferentemente do débito automático, que atualmente depende de convênios bilaterais entre múltiplas instituições, o Pix automático eliminará essa necessidade, tornando os pagamentos recorrentes mais ágeis e simples.