Ceará

PF faz buscas contra suspeito de postar prova do Enem em redes sociais

Published

on

Nesta quarta-feira (24), a Polícia Federal realizou a operação “Limite Virtual”, cumprindo dois mandados de busca e apreensão contra um suspeito de vazar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação teve lugar em Sobral, a 245 km de Fortaleza.

De acordo com as autoridades, existem indícios de divulgação ilegal do tema da redação relacionado ao caderno rosa no Enem de 2023, durante a realização do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) detectou a fraude e notificou a Polícia Federal.

Quinze agentes federais participaram da operação no interior do Ceará. A Polícia Federal afirmou que “foram apurados indícios de crimes de divulgação ilícita do conteúdo de prova do Enem em redes sociais, por um investigado em Sobral”.

O tema da redação do Enem 2023 foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A PF ressaltou que o vazamento do tema da redação pode configurar crime de fraude em certame de interesse público, com pena prevista de até oito anos de prisão em caso de condenação.

A operação recebeu o nome de “Limite Virtual” com o propósito de “alertar as pessoas sobre os limites que devem ser impostos nas redes sociais”, conforme informado pela Polícia Federal.

EM ALTA

Sair da versão mobile