Ceará

PF e Receita Federal apreendem produtos eletrônicos contrabandeados no Ceará

Published

on

Nesta quarta-feira (08), a Polícia Federal realizou uma operação para combater um esquema de importação e comercialização ilícita de produtos eletrônicos no Ceará. Foram expedidos 23 mandados de busca e apreensão em Fortaleza e no Crato, na Região do Cariri.

Os produtos eletrônicos, principalmente iPhones, eram importados clandestinamente, sem nota fiscal e sem pagamento de tributos. Eles eram vendidos por meio de perfis em redes sociais, que tinham milhares de seguidores e clientes. Os vendedores usavam fotos das transações para divulgar os produtos e desvalorizar a concorrência formal.

As entregas dos produtos eram feitas em locais públicos, como praças de alimentação de shoppings e supermercados. Os compradores não recebiam nenhum comprovante da compra e ficavam sujeitos a fraudes e defeitos nos produtos. Além disso, os vendedores sonegavam impostos e prejudicavam o mercado legal de produtos eletrônicos.

Os produtos apreendidos serão destinados à Receita Federal, que irá calcular o valor dos tributos sonegados. Os documentos e mídias encontrados nos endereços onde foram cumpridos os mandados serão analisados pela Polícia Federal, que irá prosseguir com a investigação. Os investigados poderão responder pelos crimes de contrabando, sonegação fiscal, falsidade ideológica e associação criminosa.

EM ALTA

Sair da versão mobile