Policial
PF desarticula quadrilha que fraudava benefícios
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (10), a Operação Mimetismo, para combater fraudes previdenciárias e prender o chefe de uma organização criminosa que há mais de 5 anos fraudava benefícios, migrando pessoas idosas e extremamente humildes do Estado do Pará para o Ceará, a fim de obter fraudulentamente o benefício do amparo social ao idoso.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo dois em Fortaleza, no bairro da Aldeota, e um em Belém/PA, expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal no Ceará. Foi também cumprido um mandado de prisão preventiva em Fortaleza, expedido pela 4ª Vara Criminal Federal do Pará. 15 policiais federais participaram da Operação.
De acordo com a PF, as investigações foram realizadas por uma Força Tarefa Previdenciária, formada pela Delegacia de Combate aos Crimes Previdenciários no Ceará (Deleprev), Coordenação de Inteligência Previdenciária (Coinp) e da Deleprev da Superintendência Regional da Polícia Federal no Pará. Estima-se que o prejuízo provocado aos cofres da Previdência Social seja superior a R$ 2 milhões.
Durante as buscas, foram apreendidos 30 mil reais em espécie, uma coleção de relógios luxuosos, inúmeros documentos de identidades falsas, duas dezenas de cartões de benefícios previdenciários em nome de pessoas fictícias.
Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, falsificação de documentos, uso de documentos falsos, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A Operação foi batizada de Mimetismo em referência ao termo da biologia que significa a habilidade natural que alguns seres vivos possuem de se camuflar para fugir de seus predadores. No caso, o alvo principal vinha sendo investigado em alguns inquéritos policiais no Ceará e no Pará, contudo utilizava com frequência documentos falsos, com o objetivo de dificultar a sua localização.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Ceará17 horas atrásEleitor discute com presidente de seção e danifica urna eletrônica durante votação em Fortaleza
-
Ceará3 dias atrásZenir recusou propostas de compra de Magazine Luiza e Casas Bahia, afirma direção
-
Brasil3 dias atrásFelca se pronuncia após críticas por vídeo sobre fobia social e bullying
-
Brasil3 dias atrásEntidades orientam trabalhadoras domésticas a denunciar assédio eleitoral antes do segundo turno
-
Brasil3 dias atrásFelipe Neto se casa com Juliane Carvalho em cerimônia intimista no Rio de Janeiro
-
Ceará3 dias atrásVenda de bebidas alcoólicas será liberada no Ceará durante o segundo turno das eleições
-
Ceará3 dias atrásGalpões logísticos no Ceará têm 99% de ocupação e espaço disponível cai para 0,81%
-
Brasil17 horas atrásAbstenções podem ter impacto no resultado da disputa presidencial no segundo turno
