Noticias

Pesquisa revela que 52% dos brasileiros não fazem atividades físicas

Published

on

Entre os dias 10 e 14 de março de 2023, foi realizado um levantamento que entrevistou 2.021 pessoas com mais de 16 anos em todos os estados do país. A margem de erro para esse estudo é de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

A prática regular de atividades físicas é amplamente reconhecida por especialistas como um dos principais meios de promover e cuidar da saúde. Alessandra Almeida, uma professora de Educação Física do Rio de Janeiro, compartilha dessa opinião.

“O corpo humano foi feito para estar em movimento. Diante dessa realidade, minha aposta é que cada vez mais as pessoas precisarão trocar medicamentos por treinos. Tenho certeza que a atividade física é a mais eficaz prescrição médica, uma vez que tem como benefícios, não só tratar, mas prevenir muitas doenças”, enfatizou.

Além da frequência da prática de atividades físicas, o estudo fez a associação entre a prática delas e o adoecimento. Segundo o levantamento do Sesi, 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Porém, entre os que nunca praticam atividades físicas, 42% sofreram problemas de saúde em 2022.

O diretor superintendente do Sesi, Rafael Lucches, destacou que “a promoção da saúde e de comportamentos preventivos é fundamental para a redução de problemas na vida das pessoas. Com a prática de atividades físicas, temos pessoas mais saudáveis e dispostas para encarar os desafios do dia a dia”.

O personal trainer de Minas Gerais, Fernando Carlos de Oliveira, o Nando ENoix, viralizou na internet com o vídeo de uma aluna de 100 anos de idade que faz atividades físicas com cargas adaptadas que possibilitaram ganho de força muscular e equilíbrio.

EM ALTA

Sair da versão mobile