Brasil

Pesquisa mostra que mais de 60% dos alunos de escola pública têm computador

A maioria dos alunos de escolas públicas do país (62%) tem computador em casa, aponta a pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Educação 2012, divulgada nesta quinta-feira (23) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Published

on

A maioria dos alunos de escolas públicas do país (62%) tem computador em casa, aponta a pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Educação 2012, divulgada nesta quinta-feira (23) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O número é crescente desde 2010, primeiro ano do levantamento, quando o percentual era 54%. No ano passado, essa proporção entre estudantes da rede pública já tinha avançado para 56%. A abordagem reuniu informações de 856 escolas públicas e privadas, selecionadas a partir do Censo Escolar de 2011. Mas há contraste com o aprendizado.

Renan, presidente do Brasil

Com as ausências de Dilma, Temer e Henrique Alves, o presidente do Senado Renan Calheiros assume interinamente hoje a Presidência do país. A presidente Dilma Rousseff embarcou às 19h00 desta quinta-feira para a Etiópia, onde participa das comemorações dos 50 anos de criação da União Africana, e só retorna no domingo. Já o vice-presidente Michel Temer vai representar o Brasil na posse do presidente reeleito do Equador, Rafael Correa, nesta sexta-feira, em Quito e voltará ao Brasil no sábado. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), segundo na linha sucessória, está em missão oficial nos Estados Unidos. Outro dia, Renan foi alvo de manifestações onde 1,6 milhão diziam “Fora Renan.” – Viva a Democracia.

Procuram-se médicos

Brasil e Ceará têm grande déficit de profissionais, sobretudo em regiões pobres e periferias. Nos últimos 10 anos, o país abriu 147 mil vagas para médicos e as faculdades diplomaram apenas 93 mil. Ficaram vazios 54 mil consultórios, ou 36,7%. O descompasso deve aumentar até 2014, com a projeção do SUS de abrir mais 26,3 mil postos, contra 2,4 mil novos graduados. Os dados foram divulgados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Programa do governo federal dá incentivo para residentes irem para o interior. O Ministro Padilha defende a contratação de médicos estrangeiros e a abertura de faculdades no interior como saídas para o problema.

Tratamento de câncer

Depois das doenças cardiovasculares, o câncer é a doença que mais mata no país. A partir desta quinta-feira (23), pacientes com câncer deverão iniciar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até 60 dias após o registro da doença no prontuário médico. A determinação consta da Lei 12.732/12, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em novembro do ano passado, que entrou em vigor nesta quinta-feira. A estimativa do ministério é que o país registre este ano 518 mil novos casos de câncer. A previsão é que 60.180 homens tenham câncer de próstata e 52,6 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama.

Câmara aprova nova Lei de Drogas

O texto aprovado, que vai ao Senado, autoriza a internação involuntária de dependentes e a atuação das entidades terapêuticas, além de aumentar de 5 para 8 anos a pena mínima do grande traficante. Segundo um especialista, o projeto inclui providências previsíveis (elevação da pena de traficantes), polêmicas (internação involuntária de dependentes químicos) e surpreendentes (destinação de 3% dos postos de trabalho em obras públicas para pessoas submetidas a tratamentos contra o vício). Existem clinicas que só aceitam usuários com decisão judicial.

Dilma, a segunda

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, é a segunda mulher mais poderosa do mundo, atrás apenas da chanceler alemã Angela Merkel, segundo o ranking anual da revista Forbes. Dilma, que ficou na terceira posição por dois anos consecutivos, alcançou o segundo lugar após a saída de Hillary Clinton do posto de secretária de Estado americano.

Menos imposto e a mesma passagem

Governo vai desonerar transporte no País, mas donos de empresas de ônibus veem redução de preços como inviável. É o monopólio.

Multa para domésticas trava debate

Parlamentares que vão regulamentar lei divergem sobre o fim da multa de 40% sobre o saldo do FGTS. Também há discordância na liberação do fundo de garantia a empregados domésticos em caso de demissão por justa causa ao cometer maus-tratos. Romero Jucá muda proposta e eleva de 11% para 11,2% percentual a ser recolhido para substituir multa em caso de demissão. O  Congresso tem 142 propostas à espera de definição anteriores à lei que pretende regulamentar os serviços domésticos.

Bolsa Família

Se alguém ainda tinha dúvidas quanto à sua importância, elas se dissiparam durante a badalada boataria. E uma certeza. Nenhum político ousará acabar com o programa que beneficia 13 milhões de pessoas sem inventar outro. E uma pesquisa revela que e a condicionalidade do Bolsa Família de determinar que as crianças estejam com o cartão de vacinação em dia foi um ponto importante, já que aumentou a cobertura de imunização contra doenças como sarampo e pólio. Um artigo publicado na revista científica “The Lancet” conclui que o Bolsa Família foi responsável por 17% da queda na mortalidade na infância de 2004 a 2009 no país.

Futebol

O Fortaleza não tomou conhecimento do Confiança e avança à terceira fase da copa do Brasil ao golear o time sergipano por 4 a zero e agora vai encarar o Luverdense. Na Libertadores, o Atletico Mg obteve empate heróico aos 46 minutos do segundo tempo contra o Tijuano do México por 2 a 2. Na série B do estadual, o time de Iguatu ultima os preparativos visando o jogo contra o Uniclinic neste sábado no Agenorzão em busca de confirmação no G4. Copão do São Pedro também movimenta a região com a realização da segunda rodada neste domingo com transmissão da Mais FM.

Mais Ação

E neste sábado (25) chegou a vez da comunidade do Bravo receber a equipe do Mais Ação. Ao lado de parceiros e comunicadores apresentaremos o Mais Debates ao vivo.

*Silvanir Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile