Noticias

Período chuvoso no Ceará, encerrou este ano com acumulado de 764,8 milímetros de chuva

Published

on

O período chuvoso no Ceará, que ocorre entre fevereiro e maio, encerrou este ano com um acumulado de 764,8 milímetros de chuva. Esse valor é 25,6% superior à média histórica de 609,2 mm, de acordo com dados analisados pela reportagem com base nas informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Esse resultado é o melhor desde 2009, quando o estado registrou 966,7 mm de chuva durante o mesmo período. Surpreendentemente, esse desempenho difere do prognóstico inicial, que indicava a possibilidade de seca em 2024.

Analisando mês a mês, maio, que normalmente tem 90,7 mm de precipitação, encerrou com apenas 74,6 mm, classificado como “em torno da média”. Abril ficou próximo da categoria “acima da média”, com 226,1 mm, enquanto a média histórica é de 190,7 mm. O cenário foi semelhante em março, quando o Ceará recebeu 233,3 mm de chuva, enquanto a média é de 206,5 mm.

O destaque da quadra chuvosa foi em fevereiro, quando foram registrados 230,7 mm, quase o dobro da média histórica de 121,3 mm. As chuvas foram mais intensas na macrorregião do Litoral de Fortaleza, onde o valor observado foi de 1.248,5 mm – 51% acima da média de 827 mm. Em seguida, o Litoral do Pecém registrou 999,6 mm, bem acima dos 676,5 mm da média.

A meteorologista Morgana Almeida, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que, apesar da influência do El Niño, outros fatores contribuíram para a boa qualidade da estação chuvosa no estado. “Um desses fatores foi a atuação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical). A ZCIT esteve mais ativa e favoreceu a ocorrência de chuvas devido ao aquecimento das águas do oceano Atlântico”, contextualiza sobre o resultado positivo.

Ouça nosso Podcast!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – DIVISÃO DE BENS NO DIVÓRCIO

EM ALTA

Sair da versão mobile