Ceará

Pelo menos 40% das praias do Ceará registram manchas de óleo em 2022

Published

on

Até esta sexta-feira, 11, manchas de óleo foram registradas em pelo menos 64 praias do Ceará. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), o litoral cearense tem cerca de 155 praias. Isso significa que o material já atingiu pelo menos 40% das praias do Ceará.

O boletim diário da Sema é feito com base em informações coletadas pelos municípios e repassadas à secretaria. Onze cidades litorâneas confirmaram o aparecimento de manchas de óleo em suas praias. No início, em janeiro, apenas municípios do Litoral Leste registravam o material. No entanto, o piche já foi visto em pelo menos três cidades do Litoral Oeste.

Em uma delas, Paracuru, a prefeitura afirmou à Sema que o óleo teria atingido todas as 22 praias da cidade. Os nomes das praias não foram informados até o fechamento do informe divulgado nesta sexta-feira, 11.

A Superintendência do Meio Ambiente (Semace) já recolheu 4 mil litros de óleo coletados pelos municípios para levar até a empresa de cimento Apodi, que deve incinerar o material. Só em Aracati foram 3.200 litros de óleo retirados das praias.

Nesta sexta-feira também foram confirmadas manchas de óleo na praia da Barra do Ceará, em Fortaleza, e na praia do Guajiru em Trairi.

As autoridades ambientais informam que, caso alguém entre em contato com óleo, a pele deve ser lavada com urgência com água e sabão. É importante, segundo a Semace, evitar as praias em que foram encontradas amostras do piche.

 

Com informações do Jornal O Povo

PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O nosso sistema eleitoral é seguro? O que é fato ou boato?

EM ALTA

Sair da versão mobile