Iguatu

Paróquia de Senhora Sant’Ana celebrou 190 anos

Published

on

No dia 11 de Outubro, a Paróquia de Senhora Sant’Ana, a primeira da cidade de Iguatu e Primeira Catedral Diocesana celebrou 190 anos de Ereção Canônica.

Desmembrada em 11 de Outubro de 1831 de São Mateus, hoje Jucás, a Capela da Vila da Telha, tornou-se a Missão da Telha e posteriormente a Freguesia da Telha, em 1853 denominada Iguatu.

A Matriz foi escolhida pelo Papa João XXIII para ser a Primeira Catedral em 1962, dignidade que recepcionou por 45 anos, 38 anos no Bispado de Dom José Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago e por 07 no Bispado de Dom José Doth de Oliveira, que há exatamente 15 anos transferiu a Cátedra para Igreja de São José.

(Foto: Reprodução)

A Paróquia guarnece há mais de 300 anos, a Imagem da Padroeira Senhora Sant’Ana, símbolo maior da fé e da religiosidade do povo de Iguatu, que após a Missa Solene em homenagem aos 190 Anos percorreu as ruas da cidade.

Na celebração especial, presidida pelo administrador diocesano Pe. João Batista, com a concelebração do Pe. Yukio Adelly, 24° Vigário da Paróquia aniversariante, Monsenhor Afonso Queiroga, Pároco em Sant’Ana por 15 anos e Pe. Claudione Tavares, rendeu-se a Ação de Graças pela data singular junto ao Povo de Deus.

Na entrada da Cidade, na Rodovia vinda de Jucás, foi entronizado o Marco Celebrativo dos 190 Anos da Paróquia. A Imagem colocada ao lado da Matriz pelo então Pároco Pe. Carlos Roberto na Abertura dos Festejos dos 300 anos da Chegada da Imagem a Iguatufoi transladada para este Pórtico de Iguatu, como marco da Padroeira abençoando todos os que chegam de Boa vontade.

No momento da Bênção também se fizeram presentes a primeira dama e presidente da Câmara Municipal, Eliane Braz e o vice-prefeito, Franklin Bezerra, dentre outras autoridades. O mestre de cerimônias, Prof. José Ivo Ferreira introduziu as falas que antecederam o momento da Bênção da Imagem pelo administrador diocesano, Pe. João Batista. Pe. Yukio Adelly falou sobre a relevância do momento e o Cura da Catedral, Pe. Wallace Pinheiro, leu as insígnias constantes da Placa Comemorativa. Representando o prefeito, Ednaldo Lavor, a primeira dama, Eliane Braz, dirigiu suas palavras aos presentes, manifestando a gratidão do Município em participar do momento singular e realizar o pleito do Marco Comemorativo.

A carreata com a Imagem da Padroeira continuou, encerrada as Comemorações do Tríduo Celebrativo com a Bênção do Santíssimo Sacramento na Matriz concedida pelo Pe. Wallace Pinheiro, Cura da Sé Catedral de São José.

(Foto: Reprodução)

Fonte: Diocese de Iguatu

EM ALTA

Sair da versão mobile