Automobilismo

Para Nasr, Sauber sofrerá com nova regra da largada por não ter simulador

 

A partir do GP da Bélgica, que marcará o retorno da F-1 após as férias do meio de ano, no próximo dia 23, a largada será ainda mais desafiadora para os competidores da categoria.

Published

on

 

A partir do GP da Bélgica, que marcará o retorno da F-1 após as férias do meio de ano, no próximo dia 23, a largada será ainda mais desafiadora para os competidores da categoria.

A responsabilidade por ajustar a embreagem, o torque do motor e a sensibilidade do acelerador eletrônico, nos instantes que antecedem o início da corrida, passará a ser exclusivamente do piloto, e não mais da equipe. Por causa da mudança na regra, Felipe Nasr acredita que a Sauber, única do grid a não usar um simulador, ficará em uma situação ainda mais difícil em relação às adversárias. 

– A falta de um simulador é um fator de desvantagem, com certeza, e a equipe está ciente disso. É por isso que estamos tentando pensar em uma alternativa para o próximo ano. O simulador é importante para que o piloto possa definir sua estratégia para um fim de semana, preparar suas estratégias e experimentar as trajetórias e pontos de frenagem. Há muita coisa que você pode praticar no simulador. Por isso, sem ele, é claro que demoramos um pouco mais para aprender uma nova pista. Vai ser difícil ter uma largada perfeita, sem todas essas informações, mas isso será difícil para todos – analisou o brasileiro.

Após ter seu contrato com a Sauber estendido para a próxima temporada, Nasr enfrenta um período difícil na equipe suíça, que perdeu rendimento na comparação com as primeiras corridas da temporada. A mudança na largada deve complicar a vida do brasileiro para a segunda parte do campeonato. Antes, os pilotos acertavam os ajustes de funcionamento do carro por meio de botões no volante, a partir da orientação de seus engenheiros. O piloto brasileiro crê que uso de um simulador poderia acelerar sua adaptação à nova regra.

– Nós tentamos alternativas, como assistir a vídeos para tentar gravar as coisas na sua mente, além de aproveitar os treinos livres. Mas eu acho que um simulador é a melhor maneira para compensar a perda de tempo na pista. E agora temos essas novas regras em Spa com a embreagem, o que é outra coisa que você poderia experimentar no simulador – explicou o piloto de 22 anos.

Em sua temporada de estreia na Fórmula 1, Felipe Nasr é o 12º colocado após dez etapas disputadas, com 16 pontos (confira a classificação completa). Apesar do desempenho irregular da Sauber, que é apenas a oitava colocada do Mundial de Construtores, o jovem piloto é apontado como uma das grandes revelações do campeonato, tendo alcançado o feito de se tornar o primeiro brasileiro a pontuar logo em sua corrida de estreia. Seu melhor resultado é justamente o 5º lugar na abertura do campeonato, na Austrália. Na última etapa, na Hungria, ele ficou perto da zona de pontuação, mas terminou a corrida em 11º.

 

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile