Brasil
Papa convida jovens à jornada mundial no Rio
Ao se dirigir aos jovens, que participavam da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em nível diocesano, em Roma, o papa os convidou a participar com ele da JMJ do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho.

Ao se dirigir aos jovens, que participavam da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em nível diocesano, em Roma, o papa os convidou a participar com ele da JMJ do Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho.
“Olho com alegria para o próximo mês de julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Encontramo-nos naquela grande cidade do Brasil. Preparai-vos bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que o referido encontro seja um sinal de fé para o mundo inteiro”, disse Francisco.
A homilia, lida em italiano, durou 13 minutos. O papa falou em pé, em voz clara, desviando algumas vezes os olhos do papel, para uma multidão calculada em 250 mil pessoas, que enchia a Praça de São Pedro e se estendia pela Via della Conciliazione, que dá acesso ao Vaticano.
Francisco descreveu o espírito de alegria na entrada de Jesus em Jerusalém, comemorada com a procissão do Domingo de Ramos, refletiu sobre sua morte na cruz no Calvário e comemorou com jovens a JMJ diocesana.
“Abraçada com amor, a cruz de Cristo não leva à tristeza, mas à alegria”, pregou Francisco. A missa encerrou-se às 7h30 de Brasília com a recitação do Ângelus, ou anúncio do anjo Gabriel a Maria. Antes dessa oração e de dar a bênção final, Francisco pediu a bênção de Nossa Senhora das Dores para “quem está vivendo situações mais difíceis… de modo particular as pessoas vítimas de tuberculose, sendo ontem o dia mundial da luta contra esta doença”.
Há 28 anos, o Domingo de Ramos é considerado o Dia da Juventude pela Igreja Católica, por isso o papa aproveitou a ocasião para fazer o anúncio oficial de sua viagem ao Rio de Janeiro para participar no encontro mundial com os jovens, que acontecerá de 23 a 28 de julho.
“Queridos amigos, também eu me ponho a caminho convosco, nos rastros do beato João Paulo II e Bento XVI. Agora já estamos perto desta grande peregrinação da Cruz de Cristo”, acrescentou, sobre a Jornada Mundial da Juventude.
O papa Francisco havia manifestado na quarta-feira à presidente Dilma Rousseff seu desejo de viajar em julho ao Brasil e, se possível, também visitar o santuário de Aparecida em seguida.
A primeira viagem à América Latina do papa emérito Bento XVI foi há seis anos, a Aparecida, para participar na assembleia-geral da Conferência Episcopal Latino-americana (Celam).
Por sua parte, João Paulo II visitou o Brasil em quatro ocasiões, ao longo de seus 26 anos de pontificado.
Francisco presidiu pela primeira vez a missa de Ramos na Praça de São Pedro, para uma multidão de 250 mil pessoas com a qual são iniciados os ritos da Semana Santa, uma das mais importantes datas celebradas para a Igreja Católica.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu5 dias atrás
José Ilo Dantas falece em Fortaleza aos 81 anos
-
Iguatu3 dias atrás
Operação Policial em Iguatu/CE: um morto e dois presos
-
Ceará6 dias atrás
Comerciante é assassinado em condomínio popular após operação contra facção em Caucaia
-
Iguatu6 dias atrás
Pré-candidato a prefeito de Iguatu, Sá Vilarouca, anuncia time para elaborar propostas para o agronegócio e pecuária no município
-
Noticias6 dias atrás
Bielorrusso investe R$ 300 milhões em academia de futebol em Acopiara para formar jogadores
-
Ceará5 dias atrás
Dois corpos carbonizados foram encontrados dentro de carro abandonado em Morada Nova, no Ceará