Conecte-se conosco

Economia

Pandemia reduz participação de mulheres nos negócios, diz Sebrae

Publicado

on

Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que a pandemia de Covid-19 reduziu a proporção de mulheres no empreendedorismo. De acordo com o levantamento, no terceiro trimestre de 2020 havia cerca de 25,6 milhões de donos de negócio no Brasil. Desse universo, aproximadamente 8,6 milhões eram mulheres (33,6%) e 17 milhões, homens (66,4%).

Em 2019, a presença feminina correspondia a 34,5% do total de empreendedores, o que representou perda de 1,3 milhão de mulheres à frente de um negócio entre um ano e outro. A principal explicação para esse resultado foi a necessidade de as mulheres se dedicarem mais às tarefas domésticas durante a pandemia, um reflexo do machismo estrutural na sociedade.

“Na crise, cuidados com idosos e crianças foram muito mais necessários. Primeiro, porque as crianças estavam fora das escolas e, segundo, os idosos estavam demandando mais cuidados por serem grupo de risco para a covid. Por motivos culturais, essas tarefas sempre recaem muito mais sobre a mulher. O que era precário ficou muito pior”, diz Renata Malheiros, coordenadora nacional do Projeto Sebrae Delas, que fortalece o empreendedorismo feminino.

Em pesquisa anterior, o Sebrae já havia observado uma perda maior para as mulheres nos negócios do que para os homens. Do total de empreendedoras atingidas pela pandemia, 75% delas registraram perda de faturamento mensal, enquanto que, para os homens, essa perda foi um pouco menor (71%).

“O tempo que as mulheres dedicam às empresas é, em média, 17% menor do que os homens”, afirma Malheiros. Outro dado que aponta a desigualdade de gênero no ambiente de negócios é que, apesar de as mulheres serem 16% mais escolarizadas do que os homens, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as empresas lideradas por mulheres faturam, em média, menos do que empresas lideradas por homens. Uma das razões disso é que as mulheres costumam empreender em setores como alimentos, bebidas, moda e beleza, que são segmentos de menor valor agregado na produção e de baixa inovação.

“Cadê as mulheres nas exatas, nas engenharias, nas ciências, em setores fortes em inovação e tecnologia? É uma presença bem inferior à dos homens ainda, porque as mulheres são ensinadas culturalmente que determinadas áreas não são para elas, e isso traz reflexos nessas escolhas”, afirma a coordenadora do Sebrae Delas.

Empreender por necessidade

A maternidade também é um fator que, no Brasil, cria dificuldades para as mulheres se manterem no mercado de trabalho e no mundo dos negócios. Estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), de 2019, mostrou que metade das mães que trabalham é demitida ou pede demissão até dois anos depois que acaba a licença, devido à mentalidade de que os cuidados com os filhos são praticamente uma exclusividade delas.

É o caso da empresária Renata Matos Zamperlini, de Campo Grande (MS). Dona de uma loja que vende roupas infantojuvenis, ela começou vendendo de porta em porta enquanto ainda era executiva em uma empresa privada. Com o nascimento do filho Davi e a necessidade de dedicar mais tempo em casa, ela abriu mão da carreira profissional e passou a se dedicar integralmente à estruturação de seu negócio.

“Eu queria ter esse horário mais flexível para poder dar conta das demandas de casa também”, explica. Esse tipo de decisão, motivada por alguma necessidade, é mais comum para as mulheres do que para os homens. De acordo com Renata Malheiros, do Sebrae, 42% dos empreendimentos das mulheres são por necessidade e não por oportunidade, enquanto que para os homens, esse número é menor (34%). “O empreendedorismo por necessidade é mais precário, porque normalmente a pessoa não tem alternativa e não se planeja”.

Negócios na pandemia

No caso de Renta Zamperlini, a aposta deu certo e ela prosperou no negócio a partir de 2018, quando chegou a abrir um loja física na capital sul-matogrossense. Mas veio a pandemia e a empresária acabou pisando no freio, encerrando as atividades presenciais e focando as vendas no delivery. Com o filho de 7 anos o tempo todo dentro de casa, as tarefas se multiplicaram. “Meu filho Davi foi alfabetizado ao longo de 2020 por meio de aula online, de manhã e à tarde, e eu precisei ficar dando esse suporte, além de cuidar de casa, do almoço, da loja. Me senti bastante sobrecarregada. Eu brinco que a mulher acaba tendo que ser como um polvo, com muitos braços para dar conta das demandas”.

Para a empresária Brunna Campos, de Taboão da Serra (SP), a pandemia também afetou fortemente os negócios no início. Dona de uma empresa de marketing e propaganda em sociedade com o marido, ela temeu que os clientes cortassem os serviços.

“Foi uma fase bem difícil. Passamos os dois primeiros meses achando que teríamos que reduzir equipe, mas no final do ano a gente se recuperou e acabou contratando mais três pessoas”, comemora.

Por não ter filhos, Brunna conta que é mais fácil se dedicar integralmente à vida profissional, mas ela percebe como a sobrecarga de trabalho tem afetado a vida de outras mulheres. “Uma das minhas colaboradoras, que era representante comercial, tem três filhos, sendo dois pequenos, e com a pandemia ela teve que virar mãe em tempo integral dentro de casa. Não conseguia mais trabalhar nem por telefone”.

Para enfrentar um desafio tão estrutural, segundo Renata Malheiros, é preciso o envolvimento de toda a sociedade. “Precisamos estimular que os homens discutam essas questões e que as mulheres se articulem em rede para melhorar portfólio, se capacitar e desenvolver novas habilidades. As empresas e instituições também precisam se adaptar, criando brinquedotecas com cuidadores em tudo que é canto, por exemplo, para que a mulher tenha suporte com os filhos para poder se dedicar ao trabalho. Pela minha experiência, trabalhar em rede é sempre a melhor forma de conseguir coisas difíceis”.

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o Sebrae realiza nesta segunda-feira (8) um evento virtual. Serão três painéis focados em temas relacionados à digitalização dos micro e pequenos negócios e ao empreendedorismo feminino. A transmissão começa às 10h no canal do Sebrae no Youtube.

Sebrae Delas

Voltado para as mulheres empreendedoras, o Sebrae Delas apoia o empreendedorismo feminino por meio do desenvolvimento de competências. Segundo a instituição, é um programa de aceleração, com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Entre 2019 e 2020, mais de 10 mil donas de pequenos negócios já foram atendidas. O programa oferece cursos, workshops e consultorias para mulheres de todo o país. O Sebrae Delas também incentiva o contato entre as empreendedoras, para que elas construam uma rede de apoio e compartilhamento de problemas e soluções na gestão empresarial.

Outros dados

Apesar de identificar a persistente desigualdade de gênero nos negócios, a pesquisa do Sebrae mostrou que as mulheres estão mais tecnológicas do que os homens: 76% delas fazem uso das redes sociais, aplicativos ou internet na venda de seus produtos e serviços, enquanto 67% dos homens utilizam esses canais. Além disso, os homens estão mais endividados do que as mulheres: 38% deles têm dívidas/empréstimos, mas estão em dia, contra 34% delas. Já as mulheres são mais cautelosas em relação a contrair dívidas. Segundo o levantamento, 35% delas disseram que não têm dívidas, contra 30% dos homens.

A maior parte dos homens tem também mais empréstimos bancários (46%) do que as mulheres (43%). As dívidas com impostos e taxas foram citadas por 16% dos homens e 13% das mulheres. A maior parte das mulheres (51%) disse que não buscou empréstimo bancário para a sua empresa desde o começo da crise, enquanto 54% dos homens buscaram.

Fonte: CNN Brasil

Continue lendo

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu1 hora atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 31 Outubro 2024

Economia2 horas atrás

Investimento em educação na América Latina, recua para 4,2% do PIB

Brasil3 horas atrás

Enem 2024: Capital e interior contarão com transporte especial no domingo (3)

Ceará5 horas atrás

Detran-CE, começa atendimento do programa CNH Popular 2023 em mais seis municípios na próxima segunda-feira (4)

Futebol5 horas atrás

Onde passará o jogo de Racing e Corinthians?

Brasil6 horas atrás

Confira os documentos aceitos nos dois dias de prova do Enem

Ceará6 horas atrás

Ceará domina nove dos dez maiores públicos da Série B de 2024; mais de 110 mil nos últimos três jogos

Brasil6 horas atrás

Resultado da segunda fase do 41º exame da OAB é divulgado nesta quinta (31); veja como acessar

Ceará7 horas atrás

Governo do Ceará anuncia auxílio para crianças órfãs devido à epidemia de Covid; saiba mais

Curiosidades7 horas atrás

Confira o que abre e fecha em Juazeiro do Norte no feriado de Finados, 2 de Novembro

Brasil7 horas atrás

Sociedade civil investe em parcerias para recuperação florestal no país

Brasil7 horas atrás

Taxa de desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, aponta IBGE

Noticias8 horas atrás

EMENDAS PIX – Pequenos municípios recebem 25% das emendas Pix de 2024, e representam apenas 6% da população

Videos11 horas atrás

Balaio de Gatos: Concurso da Câmara: Rubenildo Cadeira (UB) não foi chamado para a reunião da CCJ! Vixe!

Brasil11 horas atrás

Venezuela convoca embaixador no Brasil para consultas devido a “grosserias” de Amorim

Videos11 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/10/2024

Noticias12 horas atrás

Gravidez aos 40 anos: conheça os cuidados necessários para a maternidade

Brasil13 horas atrás

Brasil cria 247 mil novas vagas de emprego em setembro, um aumento de 21% em relação ao ano anterior, afirma Caged

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Vereadores de Iguatu se reúnem em dia de presença de profissionais dentistas e desportistas

Brasil1 dia atrás

Segundo estudo, Brasil é vice-campeão em ataques cibernéticos, com 1.379 golpes por minuto

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 30 Outubro 2024

Brasil1 dia atrás

Caixa amplia o “Plano Safra” da indústria, que agora supera R$ 400 bilhões em recursos

Futebol1 dia atrás

Neymar não será convocado por Dorival Júnior para a seleção brasileira nesta sexta-feira

Ceará1 dia atrás

Obras da usina de dessalinização interditam acesso à trilha para o mar na Praia do Futuro

Futebol1 dia atrás

Titi manifesta “revolta” com a arbitragem da Série A: “Entristece e é um ponto negativo”

Brasil1 dia atrás

O MEC anunciou que a proibição de celulares nas escolas deverá seguir critérios baseados na idade dos estudantes

Ceará1 dia atrás

Camilo Santana descarta candidatura à presidência em 2026

Ceará1 dia atrás

Alece aprova projeto que reconhece a Expocrato como Patrimônio Cultural Imaterial do Ceará

Entretenimento1 dia atrás

Após dez anos, Ana Paula Padrão encerra sua jornada na Band e no MasterChef Brasil

Noticias1 dia atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 30/10/2024

Iguatu1 hora atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 31 Outubro 2024

Economia2 horas atrás

Investimento em educação na América Latina, recua para 4,2% do PIB

Brasil3 horas atrás

Enem 2024: Capital e interior contarão com transporte especial no domingo (3)

Ceará5 horas atrás

Detran-CE, começa atendimento do programa CNH Popular 2023 em mais seis municípios na próxima segunda-feira (4)

Futebol5 horas atrás

Onde passará o jogo de Racing e Corinthians?

Brasil6 horas atrás

Confira os documentos aceitos nos dois dias de prova do Enem

Ceará6 horas atrás

Ceará domina nove dos dez maiores públicos da Série B de 2024; mais de 110 mil nos últimos três jogos

Brasil6 horas atrás

Resultado da segunda fase do 41º exame da OAB é divulgado nesta quinta (31); veja como acessar

Ceará7 horas atrás

Governo do Ceará anuncia auxílio para crianças órfãs devido à epidemia de Covid; saiba mais

Curiosidades7 horas atrás

Confira o que abre e fecha em Juazeiro do Norte no feriado de Finados, 2 de Novembro

Brasil7 horas atrás

Sociedade civil investe em parcerias para recuperação florestal no país

Brasil7 horas atrás

Taxa de desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, aponta IBGE

Noticias8 horas atrás

EMENDAS PIX – Pequenos municípios recebem 25% das emendas Pix de 2024, e representam apenas 6% da população

Videos11 horas atrás

Balaio de Gatos: Concurso da Câmara: Rubenildo Cadeira (UB) não foi chamado para a reunião da CCJ! Vixe!

Brasil11 horas atrás

Venezuela convoca embaixador no Brasil para consultas devido a “grosserias” de Amorim

Videos11 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/10/2024

Noticias12 horas atrás

Gravidez aos 40 anos: conheça os cuidados necessários para a maternidade

Brasil13 horas atrás

Brasil cria 247 mil novas vagas de emprego em setembro, um aumento de 21% em relação ao ano anterior, afirma Caged

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Vereadores de Iguatu se reúnem em dia de presença de profissionais dentistas e desportistas

Brasil1 dia atrás

Segundo estudo, Brasil é vice-campeão em ataques cibernéticos, com 1.379 golpes por minuto

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 30 Outubro 2024

Brasil1 dia atrás

Caixa amplia o “Plano Safra” da indústria, que agora supera R$ 400 bilhões em recursos

Futebol1 dia atrás

Neymar não será convocado por Dorival Júnior para a seleção brasileira nesta sexta-feira

Ceará1 dia atrás

Obras da usina de dessalinização interditam acesso à trilha para o mar na Praia do Futuro

Futebol1 dia atrás

Titi manifesta “revolta” com a arbitragem da Série A: “Entristece e é um ponto negativo”

Brasil1 dia atrás

O MEC anunciou que a proibição de celulares nas escolas deverá seguir critérios baseados na idade dos estudantes

Ceará1 dia atrás

Camilo Santana descarta candidatura à presidência em 2026

Ceará1 dia atrás

Alece aprova projeto que reconhece a Expocrato como Patrimônio Cultural Imaterial do Ceará

Entretenimento1 dia atrás

Após dez anos, Ana Paula Padrão encerra sua jornada na Band e no MasterChef Brasil

Noticias1 dia atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 30/10/2024

Iguatu1 hora atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 31 Outubro 2024

Videos11 horas atrás

Balaio de Gatos: Concurso da Câmara: Rubenildo Cadeira (UB) não foi chamado para a reunião da CCJ! Vixe!

Videos11 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/10/2024

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Vereadores de Iguatu se reúnem em dia de presença de profissionais dentistas e desportistas

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 30 Outubro 2024

Noticias1 dia atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 30/10/2024

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos: Imagem polêmica de inspetor maltratando porco repercute

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 30/10/2024

Iguatu2 dias atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 29 Outubro 2024

Iguatu2 dias atrás

Iguatu registra 20° homicídio no ano

Noticias2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 29/10/2024

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos: Camilo e Elmano devem buscar reaproximação com Sá Vilarouca

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 29/10/2024

Iguatu5 dias atrás

Idoso é assaltado no centro de Iguatu

Iguatu6 dias atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 25 Outubro 2024

Noticias6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/10/2024

Iguatu6 dias atrás

Iguatu registra 19° homicídio no ano

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos: Sávio Sobreira (PSB) cotado para presidência da Câmara de Iguatu

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/10/2024

Iguatu1 semana atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 24 Outubro 2024

Noticias1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 24/10/2024

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos: O voto do iguatuense para prefeito é conservador

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 24/10/2024

Iguatu1 semana atrás

Iguatu – Setor de saúde do IFCE Iguatu promove atividade em alusão ao Outubro Rosa

Iguatu1 semana atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 23 Outubro 2024

Videos1 semana atrás

Iguatu – Alunos do curso Técnico de Enfermagem do SENAC promovem Semana do Outubro Rosa

Noticias1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 23/10/2024

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos: Não compre banana na Prefeitura! No Assaí está mais barato. Cuida!

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/10/2024

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos: Em entrevista, Sá Vilarouca anuncia novo caminho político

EM ALTA