Ceará

Palácio da Fazenda, em Fortaleza, completa 95 anos e passa por restauro

Published

on

O prédio que abriga a primeira sede da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz) completou 95 anos nesse domingo, 27. O edifício está situado na avenida Alberto Nepomuceno, 2, no Centro de Fortaleza. O local funciona como espaço administrativo da Secretaria e abriga o Centro de Memória da Fazenda, equipamento cultural da Sefaz. O Palácio da Fazenda foi projetado pelo arquiteto José Gonçalves da Justa e inaugurado no ano de 1927. É o primeiro prédio de concreto armado do Estado e foi o primeiro bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará, em 1982.

A Secretaria e a Superintendência de Obras Públicas (SOP) realizam um processo de restauração das fachadas da sede, iniciado em junho deste ano. A restauração inclui os ornatos, cercaduras, esquadrias, reforço estrutural, recuperação da torre e pintura.

A historiadora e coordenadora do Núcleo Educativo do Centro de Memória, Thayane Oliveira, aponta que a localização do Palácio da Fazenda, próxima ao antigo Porto de Fortaleza, foi pensada de forma estratégica, além de contar com uma torre construída com a finalidade de auxiliar na fiscalização das mercadorias que chegavam à Capital cearense.

Pensar no Palácio da Fazenda é pensar um pouco sobre a economia cearense. “A gente tem o vitral, que representa alguns elementos que foram importantíssimos para o desenvolvimento da economia cearense: café, algodão e a presença da Maria Fumaça, representando essa modernidade sobre os trilhos que chegavam à Cidade e ao Estado”, diz ela.

“O prédio precisava ficar próximo ao porto para poder permitir a fiscalização das mercadorias e das pessoas que entravam ou que iriam sair também. Por isso, temos uma torrinha, onde os funcionários da secretaria ficavam observando as embarcações que chegavam.”

Fonte: OPovo

 

EM ALTA

Sair da versão mobile