Brasil

Pacto Global da ONU no Brasil lança movimento para proteger a Amazônia e acelerar a Agenda de 2030

Published

on

O Movimento Impacto Amazônia é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil para acelerar a Agenda de 2030, o compromisso dos Estados-Membros das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é promover investimentos e políticas que preservem a floresta, valorizem e protejam os povos e territórios tradicionais e alinhem a tecnologia com a sustentabilidade.

O movimento é o primeiro do Pacto Global da ONU no Brasil focado na região amazônica e conta com a adesão de empresas dos setores público e privado, que assumem compromissos públicos para impulsionar o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Uma pesquisa realizada em setembro com 160 empresas participantes do Pacto Global da ONU no Brasil revelou que a maioria delas não analisou os impactos da cadeia de fornecimento em relação ao desmatamento na Amazônia, nem incluiu cláusulas de não desmatamento nos contratos com fornecedores.

Segundo a ONU, a preservação e o combate ao desmatamento da Amazônia são essenciais para atingir outros objetivos da Agenda de 2030, como as ações climáticas, o consumo e produção responsáveis e a agricultura sustentável. Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, alertou para a urgência de medidas que evitem a savanização da floresta e o desequilíbrio ecológico mundial.

EM ALTA

Sair da versão mobile